sexta-feira, setembro 26, 2008

Blogueiros, sabem sobre o BlogCamp Rio 2008?


Hoje, ao entrar na minha conta de correio eletrônico do Yahoo, vi uma notícia sobre um interessantíssimo evento chamado BlogCamp Rio 2008, organizado pelo blogueiro Bruno Dulcetti, que reunirá a partir deste sábado blogueiros do país inteiro na Cidade Maravilhosa, o Rio de Janeiro.
Nunca fui ao Rio, mas pretendo ainda nessa "encadernação" conhecer a Marvel City. Apesar de nunca ter ido lá - e estar roendo as unhas, louco de vontade, como blogueiro educacional, de participar de um evento desta envergadura -, tenho muitos amigos virtuais da cidade e do estado do RJ. Amigos fraternos como o também blogueiro Robson Freire, do Caldeirão de Idéias, o prof. Glauco Secundo, que conheci via orkut, a poeta Regina Sant'Anna, da Casa do Poeta Rio de Janeiro, sem falar de outros amigos e parentes que foram morar lá.
Eventos como esse são importantíssimos para que pessoas que só se conhecem pelo mundo digital possam também trocar idéias e experiência no mundo real, além de mostrar as inúmeras possibilidades que a tecnologia e o blog, em especial, podem fazer e propor a quem só conhece blog de ouvir falar, ou apenas de visitar algum.
Blog, para mim, deixou de ser um diário virtual e até mesmo um jornal virtual para ser pensado como um ambiente de educação a distância, isso mesmo EAD.
Por sinal, soube pelo amigo Robson, que três professores seus conhecidos, do RJ, depois de conhecerem meu blog de produção literária coletiva, chamado RPG - Role Poetic Games ou Jogos Poéticos Virtuais, se inspiraram nele para fazer algo similar, com enfoque educacional com seus alunos, o que valoriza por demais meus blogs e o RPG Literário, por mim criado com apoio de meus colegas de jornada (Andréia, Ana, Suellen, Leandro e Jouber). Aqui, em Rio Grande-RS-Brasil, também a E.M. Cidade do Rio Grande - CAIC, está iniciando um projeto semelhante entre professores e alunos, inspirado também no RPG Literário, o que fortalece a idéia e a troca de experiências, pois eu já fui lá, no laboratório da escola, fazer uma primeira oficina com as professoras, e foi uma atividade gratificante e estimulante, e mais adiante meus colegas de blog RPG também irão interagir com os professores e alunos do CAIC. Jouber mesmo, nosso desenhista, fará oficina de desenho, e por ai vai. Um blog pode tornar-se um pequeno universo de troca de informações e conhecimento, e a reunião de vários blogs e blogueiros, como no Blog Camp Rio 2008, pode tornar-se um imenso universo de possibilidades aos seus participantes.
Parabenizo aos organizadores, desejando sucesso a todos os blogueiros e aspirantes a blogueiros que por lá estiverem. Quem sabe no próximo evento, eu consiga realizar esses dois sonhos: conhecer a Marvel City e estar no BlogCamp.
Abaixo, link para um vídeo com apresentação sobre o evento:

BlogCamp RJ 2008