quarta-feira, junho 04, 2008

Artigo sobre escritores de blogs


Ao visitar o blog Caminhos da colega e amiga Bernardete Motter, de Caxias do Sul-RS, encontrei uma indicação sua de leitura que muito me interessou, pois trata da temática dos blogs e seus escritores (editores). O artigo se chama Escritores de blogs: interagindo com os leitores ou apenas ouvindo ecos? e é fruto de pesquisa de Flávia Di Luccio (profª de Português, Mestre em Psicologia clínica e Doutoranda em Psicologia clínica) e Ana Maria Nicolaci-da-Costa (Psicóloga, Ph.D. em Psicologia, professora e pesquisadora), ambas da PUC-RJ. No referido artigo, que aconselho a leitura a todos os blogueiros há indicações quanto as relações entre autores e leitores de weblogs ou blogs. Vale a pena a leitura atenta do texto que tem cerca de 16 páginas, com as referências.
Todo blogueiro escreve em função de um leitor, que pode ser o ideal ou idealizado, ou o oculto, que não aarece, nem comenta, mas que consta como visitante no contador de acessos, se instalado algum.
Eu, particularmente, assim como muitos blogueiros, não sei se a média de visitas dia é de fato por que o conteúdo agrada ou apenas desperta curiosidade, pelas imagens agregadas e os títulos dados às postagens. Como muitos blogueiros, iniciei meu trabalho com enfoque de diário mesmo, dentro da especialização em tecnologia educacional, mas bem antes do término das atividades propostas e do curso, já dava nova roupagem ao meu diário, que tornou-se uma jornal virtual, versão digital de um jornal de mesmo nome que divulgo até hoje, por email, a uma lista de contatos que tenho, mundo afora. Por sinal, tanto o blog Letra Viva do Roig, como o jornal Letra Viva, que tratam de educação, tecnologia, arte e cultura estão aniversariando neste mês de junho. O blog faz 2 anos de existência e o jornal, 4 anos.
No blog, tenho atingido média de 150 a quase 200 visitas ao dia, já ultrapassei os 20 mil acessos, embora o antigo contador tenha desativado por si só. O atual marca próximo dos 15 mil, mas quantidade não é tudo. Mas evidentemente que essa média considerável pra um blogueiro educacional tem me feito olhar para o blog como um recurso de interação interessantíssimo. Não tenho tantos comentários como o número de visitas, mas pela média de acesso, creio ter um público interessado nos temas que abordo, para o qual procuro sempre promover a reflexão para temas do cotidiano educacional e tecnológico, além de falar de arte e cultura e crítica social. Apesar de ser colaborador de jornais da região, sei que no blog tenho maior liberdade e espaço para abordar diversas situações. E assim como eu, muitos blogueiros encaram seu weblog como quase um serviço de utilidade pública. E mais, um blog pode ser usado como ambiente de educação a distância (o que discutirei noutra postagem).
Observação: Colagem digital acima, de minha autoria, feita no paint, a partir de imagens extraídas da internet, dos seguintes endereços
www.gimba.com.br/computador-celeron-d420---cc... (computador)www.mundoafora.worpress.com (mão e lápis).

1 Comments:

Blogger Teresinha Bernardete Motter said...

Zé, desculpe-me não ter te respondido antes, mas estava avaliando 32 projetos, tu sabes que avaliar, quando usamos essa metodologia é "radicalmente diferente" de uma proposta mais tradicional.Bem, quanto ao texto eu tb gostei muito, que bom que tu citaste aqui, aliás "aqui" no teu blog encontramos "tudo sobre tudo", é por isso meu amigo que tu tens tantas visitas.Quanto ao cadastro no Blogblogs queria te dizer para colocares a widegt que traz o rank dos blogs editando no modelo, assim como no meu, dê uma olhadinha. Amanhã vou para Cidreira, meus pais moram lá e, estão fazendo 60 anos de casados. Pense? è tempo né. Bom final de semana e até.
bjs
Berna

19:15  

Postar um comentário

<< Home