quinta-feira, maio 22, 2008

Cinematerapia


Uma notícia que li ontem no portal Yahoo! Brasil comprova em parte o que tinha tratado na postagem intitulada "A vida intertextual: cinema e realidade", postada em 18/05/2008 (domingo), neste blog - mas com um enfoque mais psicológico do que literário. Trata do que especialistas estão chamando de Cinematerapia, ou seja, uma forma de terapia através das obras cinematográficas. Uma outra forma de intertextualidade, de comunicação entre o cinema e o cinéfilo. Lola Félix, que assina o texto Aprenda a lidar melhor com seus dramas, através do cinema, escreveu: "Cheia de dramas, situações pitorescas e momentos de suspense, a vida daria um filme. Mas, muitas vezes, a sensação é de que ela já foi filmada - e é a nossa história que está sendo representada na tela. Por meio das lágrimas derramadas pelo mocinho ou dos risos causados pelo comediante, o telespectador revisita experiências, liberta-se dos medos, tem o ânimo revigorado. A história serve como pano de fundo para a representação de sentimentos ou situações parecidas".
De acordo com o psicólogo Jacob Goldberg: "O cinema tem uma função catártica, purificadora", recomendando, segundo a referida matéria, a cinematerapia a muitos de seus pacientes. "Assistindo a um filme, a pessoa vive realidades que o cotidiano não permite", declara Goldberg.
Como cinéfilo e educador, acredito muito nessa relação entre a sétima arte e a vida cotidiana, e no poder terapêutico que um bom filme pode causar no espectador. Tanto que já sugeri neste blog e já analisei alguns filmes sob o enfoque literário e educacional, em artigos de opinião. Segue abaixo, links de alguns filmes que considero uma cineterapia para educadores e alunos.

Filhos do paraíso
A cor do paraíso
Energia Pura
A educação de Pequena Árvore
Pequena Miss Sunshine

Observação: Imagem acima, do filme Filhos do paraíso, extraída da internet, do endereço
http://www.adorocinema.com.br/filmes/filhos-do-paraiso/
filhos-do-paraiso.asp

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Amigo Zé, obrigada pela visita ao Artebrasilis.
Achei as matérias do LV sobre CINEMA super interessantes. O blog está muito elucidativo.

Veja também link relacionado em:

http://arte.brasilis.zip.net/arch2008-05-25_2008-05-31.html#2008_05-25_22_15_03-126697123-0

Abraço,
Vera

22:07  

Postar um comentário

<< Home