terça-feira, maio 20, 2008

Publique seu livro, monografia ou texto longo no blog


Aprendi, graças a amigos virtuais, a publicar um documento (vide acima, que pode ser projeto, livro, monografia, texto longo, etc.) no blog, a partir de uma indagação de um visitante do blog Letra Viva, o xará José Antonio Milanez, metafísico, filósofo e blogueiro de Natal-RN (esposo de outra amiga digital, Amarilis, que só conheço através do ciberespaço), que gostaria de publicar um livro seu em um dos blogs que possui: http://terapeutagaurav.blogspot.com e http://gauraveaarte.blogspot.com.
Como brinquei com ele, através de e-mail, e como costumo brincar com meus colegas e cursistas: quando não sei, faço que nem aquele jogo de perguntas & respostas da TV, pedindo ajuda às placas, cartas e aos universitários, no caso, meus colegas de pós em tecnologia educacional. Minha colega que tornou-se uma grande amiga virtual, Bernardete Motter, de Caxias do Sul, editora do blog Caminhos para Chegar , também por e-mail, respondeu ao meu chamado e me indicou, primeiro o blog Uso de Blogs e Flogs e depois o portal Scribd , que por lá talvez pudesse converter o texto em arquivo PDF e trazer para o blog. Dito e feito. Em cerca de 15 minutos, seguindo algumas indicações de Berna, e mexendo por minha conta, consegui anexar o texto acima, de apenas 2 páginas, como teste, para poder gerar um endereço (embed) para copiar e colar no blog.
Para quem já sabe usar os álbuns virtuais BubbleShare e SlideShow, e sabe colocar vídeos no YouTube, o processo é semelhante. Basta cadastrar um login, senha e indicar e-mail válido. A partir daí, entra na área de edição do Scribd, e anexa o arquivo desejado, que pode ser convertido para PDF. Depois é só clicar na opção EMBED (no alto da tela do portal) e copiar o endereço que é gerado, para colá-lo no blog. Pronto.
Desconhecia esse recurso, que pode auxiliar na produção, reprodução e divulgação de conteúdos pedagógicos, artísticos e culturais.
Não fosse por José Milanez, que descobriu meu blog, por indicação de sua esposa Amarilis, e mais que isso, por conta de sua indagação, se não tivesse o apoio qualificado e imediato da amiga e colega Berna Motter, continuaria sem conhecer tal recurso tecnológico que pode ser inestimável para a questão pedagógica. Como diz o poeta: "Nada é por acaso, nem mesmo o acaso". Aprendi que compartilhar experiências é essencial, seja na vida profissional como na social.
Num mundo cada vez mais dominado pela competitividade exacerbada no ambiente de trabalho e nas relações humanas, poder contar com a amizade e o coleguismo de pessoas despojadas de vaidade, que não se importam em ajudar o próximo (ainda que a distância), me faz recordar versos do escritor e poeta Mário de Andrade, no seu poema Ode Ao Burguês : "Fora os que algarismam os amanhãs". Sinto-me, portanto, um felizardo, e, em contrapartida, não faço mais do que minha obrigação em disponibilizar esse conhecimento, socializando-o, via blog Letra Viva do Roig, que tem um caráter reflexivo, provocador, mas também de divulgador das inúmeras possibilidades da tecnologia no ambiente escolar e social.
Observação: Todos os recursos citados nessa postagem precisam de um cadastro com email, login e sennha para ativá-los e usá-los. Mas aprendendo a usar um, os demais são muito similares, apesar de terem funções e objetivos diversos. É o que chamo de unidade na diversidade. Ou também a famosa convergência tecnológica.

Marcadores: , ,

3 Comments:

Blogger Teresinha Bernardete Motter said...

Zé, obrigada, pela amizade e pelos elogios.Tu é que os merece,
bjs
Berna

21:45  
Blogger bruxosdegadara said...

valeu cara, vai me ser muito util a informação!

21:19  
OpenID pensologomudodeideia said...

ótima dica! parabéns!

14:17  

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home