segunda-feira, maio 12, 2008

Passeio pelo ProEA/PRG na página do Porto do Rio Grande


Publicada na página do Porto do Rio Grande notícia sobre o passeio marítimo, dentro do ProEA/PRG, com educadores da rede pública de Rio Grande - RS - Brasil, do qual sou um dos participantes.
Conforme Alan Bastos, da Assessoria de Comunicação Social
Superintendência Porto do Rio Grande:
"O êxito do ProEA-PRG, lançado em 2005 como atividade piloto de uma proposta nacional e pioneira, vem rendendo ao porto rio-grandino grato reconhecimento. Um deles foi o prêmio Responsabilidade Ambiental/RS 2007, considerado o Oscar do Meio Ambiente, concedido ao porto, o qual vem sendo citado como modelo de gestão portuária pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA). A experiência do ProEA-PRG vem sendo apresentada e discutida em outros portos brasileiros, constituindo-se em referência nacional.
Inicialmente o ProEA-PRG foi concebido através da parceria com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), a 18ª Coordenadoria Regional de Educação (18ª CRE), a FURG e mais recentemente com o Plano de Auxilio Mútuo da Cidade do Rio Grande (PAM/Rio Grande) e a Unesco".

Já fiz passeio similar a esse noutras oportunidades:
- Primeiro, na escuna Bucanero, com a esposa e cunhada, durante a Festa do Mar, promovida pelo município do Rio Grande;
- Depois, de barco, pelo curso de extensão Projeto Sítio Escola em arqueologia náutica, como cursista, promovido pelo LEPA (laboratório de pesquisas arqueológicas)-FURG, com o apoio do Museu Náutico;
- Ano passado, na corveta Babitonga, da Marinha do Brasil, dentro do ProEA/PRG.
A cada saída, um novo olhar sobre o mesmo ambiente, em constante mutação. Atualmente o entorno do Porto recebe investimentos como a construção da plataforma P-53 da Petrobrás; a obra do Dique Seco/Estaleiro Rio Grande, para construção e reparos de navios; os terminais de exportação de grãos e contâineres, etc.
Observação: SlideShow acima, feito por mim, a partir das fotografias que tirei no referido passeio.