sábado, maio 10, 2008

ProEA/PRG: Passeio de escuna no entorno do Porto de Rio Grande


Ontem pela manhã, dentro do Programa de Educação Ambiental do Porto do Rio Grande(ProEA/PRG), disponibilizado a educadores da rede pública estadual e municipal do Rio Grande - RS - Brasil, ocorreu o passeio marítimo, na escuna Minuano, pelo entorno do Porto, saindo dos fundos do Mercado Público, passando pelo Porto Velho, Porto Novo e Super Porto, para conhecermos as condições ambientais. Pelo caminho pudemos ver a imensa plataforma P-53 da Petrobrás, as obras do Dique Seco (local para construção e reparos de navios) e o Pórtico para o Dique. Foi uma manhã fria, mas muito produtiva. Tirei muitas fotos e fiz pequenos vídeos com minha câmera digital. Em breve estarei postando ambos, através de recursos como Slide Show e YouTube, e fazendo alguns comentários sobre a questão ambiental nas áreas visitadas.
O nome da escuna Minuano, foi bem apropriado pelo frio que fez durante o trajeto. Segundo a Wikipédia: "Vento minuano ou simplesmente minuano é o nome dado à corrente de ar que tipicamente acomete os estados brasileiros do Rio Grande do Sul e região sul de Santa Catarina. É um vento frio de origem polar (massa de ar polar atlântica), de orientação sudoeste, algumas vezes também classificado como cortante. Ocorre após a passagem das frentes frias de outono e inverno. Seu nome devira dos Minuanos, um grupo indígena que habitava os campos no sul do estado brasileiro do Rio Grande do Sul".
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Minuano_(vento)
Para ter acesso a íntegra da matéria feita pelo Jornal Agora, que teve jornalista e fotógrafo participando do passeio, basta clicar no link da notícia abaixo.
De olho no futuro
Observação: Imagem acima, capa digitalizada do Jornal Agora, edição nº 9019, de sábado, 10/05/2008. No detalhe, seta vermelha que coloquei para indicar minha presença na foto. Ao meu lado, à direita, a profª parceira Jane Degani.