quinta-feira, abril 10, 2008

Lista de discussão e a discussão nas listas


Caros visitantes do blog Letra Viva do Roig, depois de uns dias ausentes da blogosfera, estou aqui para refletir sobre a importância de uma Lista de Discussão.
Esse afastamento foi devido as diversas atividades no NTE e fora dele, além das atividades particulares e pessoais. Entretanto, mesmo longe, sempre a matéria-prima para um blog deve ser o cotidiano de seu editor, mais que inventário de ações, uma forma de discussão sobre o mundo que nos rodeia.
Para refletir sobre educação e estabelecer parcerias a distância, nada melhor que um blog, mas também nada tão eficiente como uma lista de discussão. Lembro que há alguns anos, quando comecei a utilizar a informática com fins educacionais, participei de alguns encontros com colegas que já estavam num nível mais avançado do que eu, e como todo iniciante, seja aluno, cursista ou educador, fica-se com receio de fazer certas perguntas que parecem banais (aos outros, diga-se de passagem). E ai ficamos perdidos no mundo real e no ciberespaço. Como sou comunicativo, sempre pergunto o que não sei, anoto, rascunho, até fixar bem a novidade. Em um desses encontros, o pessoal falava animado de uma tal de LISTA; que tudo deveria ser discutido lá, colocado lá, compartilhado lá. E eu comigo mesmo pensei: que lista? o que é uma lista? Pra que serve?
Quando uma colega me explicou que a LISTA nada mais era que, como o próprio nome diz, uma LISTA DE CONTATOS de endereços eletrônicos de um grupo que tem alguma atividade em comum, para discutir de forma ampla questões do universal ao particular, fiquei mais aliviado.
Hoje, acho fundamental aos educadores que utilizam ou não a tecnologia no seu ambiente de trabalho, mas que têm uma conta de correio eletrônico ativa, que participem de uma lista. E melhor ainda, criem sua própria lista, com os e-mails de amigos, colegas e parceiros de determinada atividade, projeto ou profissão. Uma LISTA é um meio ágil, descentralizador e eficiente de compartilhar dúvidas e certezas. Uma lista pode ser temática. Quando mais restrita a um determinado tema melhor. Ter uma lista ou pertencer a uma deveria ser uma prática mais comum, que possibilita que eu, por exemplo, participando de uma lista de discussões de Blogs Educacionais (como de fato participo), possa receber contribuições de colegas de várias partes do país, sua sindicações de outros blogs, programas, atividades, curiosidades afins. Também posso contribuir, postando na lista minhas sugestões, dúvidas e materiais que possam ser socializados, contribuindo para que a distância física aproxime colegas que tem um mesmo ideal. Portanto, educadores de determinada escola, ou de escola de determinada cidade, ou de diversas escolas de um estado e até mesmo país, criem suas listas, convidando seus amigos e colegas para estabeleceram uma estrada de duas mãos entre a informação e o conhecimento. Criar uma lista de discussão não é complexo, dadas as possibilidades que ela permite de interação digital. Uma lista agrupa os dispersos. Já participei de grupos interessantíssimos, com pessoas de várias áreas do conhecimento e com atuação em diversos segmentos da sociedade, que se tivessem sido agrupados numa lista, teriam como acompanhar as discussões e ações de seus integrantes, cada qual auxiliando ao outro, na medida do possível, quando fosse necessário. Sem a lista, cada um trabalha só para uma causa que é única: a melhoria da sociedade. Mas há que se deixar claro que lista de discussão não é pra ser banalizada com apresentações de slides sem sentido ao objetivo da própria lista, nem propagandas indesejados, fora também do âmbito que a lista se propõe. O objetivo principal de uma lista de discussão é socializar as informações e não banalizar a prória discussão com spams e outras pragas que infestam o mundo real e digital. Portanto, vamos estimular o uso da lista de discussão e da discussão eficiente numa lista. Tudo que envolva tecnologia educacional e inclusão social via tecnologia, podem me convidar para uma lista que terei o maior prazer em pertecer. Mas se for só pra receber inúmeras apresentações de slides de imagens e mensagens, por mais belas que sejam, mas que fogem a esses objetivos, por respeito ao meu tempo e a minha caixa de emails, peço que retirem o meu nome da lista, ou nem o incluam. Grato.
Observação: Imagema cima, extraída da internet, do endereço
http://acertodecontas.blog.br

1 Comments:

Blogger Robson Freire said...

Olá Zé

As listas são realmente uma excelente ferramenta de aprendizado. Na citada lista de blogs educativos, recebemos muita informação útil no nosso dia a dia. Lá também podemos ajudar um amigo/a virtual resolvendo um problema ou ensinando o "caminho das pedras" de um determinado software. Seminários, encontros, palestras e blogs maravilhosos são colocados nas listas de discussão. É o famoso "um por todos é todos por um".

Postei no Caldeirão essa nova mania que está invadindo o mundo virtual como diz meus alunos: "com pressão". Eu pessoalmente acho um modismo, mas estou testando e avaliando por enquanto.

Parabéns pela excelente abordagem.

Abraços

22:43  

Postar um comentário

<< Home