quarta-feira, abril 02, 2008

Portal Kids e Tchê Mirim


Recentemente conheci o espaço virtual, inserido no veículo Portal Kids.com, intitulado Seção Tchê Mirim, que trata história e cultura gaúcha para crianças.
Como educador e especialista em História do Rio Grande do Sul: sociedade, política e cultura, interessei-me pelo material disponibilizado pelo sítio (site), principalmente pelas possibilidades do uso virtual, com alunos. Para quem não é da região sul do Brasil, há um Dicionário de Regionalismo do Rio Grande do Sul, com variados termos que o turista, o visitante ou o novo morador pode ir buscando seu significado. É um ambiente que se propõe a receber também colaborações sobre arte, cultura e história gaúchas.
Segundo Vicky Machado, diretora e idealizadora do Portal Kids e do Tchê Mirim, essa seção, chamada Tchê Mirim do Portal Kids, "foi criada considerando-se a importância do papel da criança na perpetuação da cultura gaúcha e a lacuna existente na sociedade, no que tange a ações direcionadas a este fim".
Objetivo geral do portal é investir na informação cultural e fomentar a continuidade da tradição gaúcha, através de hábitos e costumes, tendo como foco o público infantil, entre seis e dez anos de idade, tradicionalistas e educadores.
Os objetivos específicos são:
•Tornar-se referência, enquanto ferramenta de pesquisa e interatividade, direcionada ao público infantil e educadores de séries iniciais (1ª a 4ª).
•Levar ao conhecimento do público infantil a história, cultura gaúcha e o sentimento cívico;
•Levar ao conhecimento de educadores do ensino fundamental da rede pública e privada na região sul do país esta ferramenta e suas utilidades como suporte pedagógico; tornando-se referência de pesquisa e interatividade;
•Fomentar a discussão com a comunidade em geral e com o universo escolar sobre a motivação e a capacitação dos educadores no cumprimento da Lei nº 24/2004, que determina a inclusão do conteúdo “história e cultura Rio-Grandense” no currículo;
•Fomentar discussão com educadores e comunidade em geral sobre a importância da inclusão digital;
•Estimular a prática de civismo nas crianças;
Então, essa é mais uma indicação do Letra Viva do Roig para educadores e alunos, que utilizam o mundo virtual em suas práticas escolares.
Participem! Para entrar em contato: Vicky Machado/Tchê Mirim
e-mails: contato@portalkids.com e tchemirim@hotmail.com
fone:(51)9223-4646
portal: http://www.portalkids.com/tchemirim

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Que maravilha! Eu sou gaúcho e adorei o 'slogan': "SOU GAÚCHO TODOS OS DIAS"!!! Era o que estava faltando para as nossas crianças (e para os adultos também, pq não?)! A partir de agora, visitarei o Portal, especialmente a Seção Tchê Mirim! Já sou fã!!!
Falei.

17:09  
Blogger Robson Freire said...

"Só os idiotas acham que a máquina deixa o professor menos importante. É justamente o contrário. Um professor apaixonado pela vida estimula a curiosidade e a curiosidade é fonte do saber". (Paulo Freire)

09:54  

Postar um comentário

<< Home