terça-feira, abril 01, 2008

A importância do Control C e do Control V


Há tempos estou para comentar sobre a importância desses dois recursos que o teclado de um microcomputador oferecem, especialmente a um blogueiro educacional, como é o meu caso e de muitos colegas e amigos, normalmente com diversas atividades por fazer, e que não têm muito tempo para dedicar-se ao blog.
Eu, não digo que todos os dias publique algo, mas faço no mínimo 5 postagens por semana, salvo, quando (de férias) fiquei uma semana sem internet.
Mas aconselho sempre aos blogueiros que façam como eu: quando tem um intervalo ou está de folga (coisa rara), use o editor de texto (word ou writer), para rascunhar a idéia central; depois salve no pc ou num MP3, pendrive, CD, etc. Quando tiver uma oportunidade, também como faço, num intervalo de café, do almoço, acesso o blogger e na área de edição de meu blog uso o control C (copiar) e o Control V (colar), adiantando a postagem, e se tiver uma imagem previamente selecionada copio e colo junto, deixando aquela notícia no modo rascunho, até que encontre outra oportunidade para revisar o texto e , enfim, publicar a postagem na área pública do diário virtual. Nós, educadores e blogueiros, temos que racionalizar o tempo e o espaço disponíveis em nossa agenda sempre cheia. Nesses casos, o Control C e o Control V são valiosos aliados. Sem esquecer que ao copiar e colar fragmento ou texto de terceiros, devemos colocar abaixo do mesmo uma referência de onde foram extraídos os dados. Com os alunos também devemos estimular a pesquisa referenciada, aliada a postagem de sua opinião particular, para que o Control C e Control V não sejam meros recursos de plágio ou de eliminação de tempo de leitura e pesquisa efetivas.
Observação: Imagem acima, de um teclado virtual, extraída da internet do endereço
http://professorvaz.blogspot.com/2007/08/
teclado-virtual2a4eaae4kp6.jpg