segunda-feira, outubro 22, 2007

Educação especial e uso do Hagaquê



Das 9 às 10 horas, no laboratório do NTE teve mais um encontro com a 2ª série DM, da educação especial, que tem como responsável a profª. Jane Degani, idealizadora e apoiadora do projeto de informática na educação especial - parceria do NTE com a EEEF Barão de Cêrro Largo (Rio Grande-RS-Brasil), onde o Núcleo de Tecnologia Educacional Rio Grande/18ª CRE está implantado e em funcionamento desde 2005. Coordenando este projeto, durante 3 anos, tenho percebido como a informática no ambiente escolar é uma grande ferramenta de aprendizagem e inclusão educacional, tecnológica e social. Esse é inclusive o tema de meu TCC em especialização em Tecnologia Educacional (UFRGS-2006/2007), com defesa prevista entre os dias 5/11 e 05/12/2007, no Instituto de Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre-RS. Este ano adotamos o software Hagaquê (de criação de histórias em quadrinhos), não apenas com os alunos deficientes mentais (fotos acima), bem como toda a educação especial da referida escola (surdos, cegos e baixa visão, altas habilidades/superdotação). Com o Hagaquê utilizamos o tema da educação ambiental, aliando os conteúdos e competências da cada área, sempre com a participação e o apoio das professoras regentes da turma. Após a defesa do TCC, neste diário virtual abordarei minha experiência, tanto na coordenação como educador, no projeto que a cada ano, de forma simples mas compartilhada, une a teoria educacional à prática escolar, unindo tecnologia e educação.