sábado, outubro 20, 2007

Campeonato de orientação

Assisti há pouco, pela RBSTV, durante o programa Patrola, reportagem sobre o campeonato de orientação, na cidade de Pantano Grande, no RS - Brasil. Essa modalidade esportiva, adaptada de treinamentos militares em países nórdicos, consiste em uma espécie de raly a pé, com mapa e bússola e um equipamento acoplado na mão direita, em que os participantes colocam o dedo nas bases por onde passam para marcar sua trajetória. Para vencer tem que saber se orientar num terreno desconhecido no menor tempo possível. Os organizadores dizem que é uma boa forma de passar noções de geografia, história, topografia, etc. São atividades em que se aprende se divertindo e competindo de forma saudável.
Segundo o site da CBO, orientação é:
- é uma moderna modalidade esportiva que usa a própria natureza como campo de jogo .
- é um esporte em que o praticante tem que passar por pontos de controle marcados no terreno no menor tempo possível, com o auxilio de um mapa e de uma bússola .
- é um desporto distinto dos demais, onde o praticante escolhe o caminho a ser seguido em meio à natureza, gerando deste modo, uma componente mental e lúdica capaz de atrair um grande número de praticantes de todas as idades e ter uma aceitação muito grande pelo público feminino.
A Orientação, como atividade, acompanha o homem desde sua origem. No entanto, como esporte, surgiu nos países nórdicos há mais de cem anos, com o propósito de realizar-se uma atividade física ao ar livre, mantendo a mente do praticante ocupada em toda a sua execução e contribuindo para a educação ambiental.

Creio que tal esporte deveria ser imitado por nossos políticos profissionais que vivem a maioria sem nenhuma orientação, ou com uma orientação totalmente diversa de seu eleitorado, votando contra os interesses da maioria da população. Recentemente o judiciário regulou a questão sobre a fidelidade partidária, para evitar o troca-troca constante de políticos entre legendas numa mesma legislatura. Uma louvável medida, embora saibamos que muitos partidos são também legendas de aluguel, que trocam de sigla de quando em quando. Contradição? Políticos e partidos precisam de muita orientação. E infelizmente, apenas bússola não resolve mais, é preciso também de muito exercício de ética e cidadania para reverter tal situação.
Voltando ao interessante esporte, quem quiser saber maiores detalhes sobre o mesmo, basta clicar no link abaixo:
Confederação Brasileira de Orientação
Observação: Imagem acima extraída da internet, a respeito do esporte orientação, no endereço http://www.escoteiros.net/site/images/orientacao_1.jpg