domingo, outubro 14, 2007

Ecomuseu da Ilha da Pólvora


O slide show acima foi feito a partir de fotos que tirei em final de 2005, quando visitei com a família à Ilha da Pólvora, antigo arsenal do Exército Brasileiro, que hoje é um ecomuseu, com passarelas de madeira e dois mirantes para se ver a beleza da região. Muitos moradores de Rio Grande e arredores desconhecem essa beleza natural, aberta a visitação. Basta se dirigir aos fundos do Museu Oceanográfico da Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG), e lá embarcar num pequeno barco e ficar na ilha por 1 hora ou mais. Com uma máquina fotográfica digital tirei diversas fotos dos mais variados ângulos e posições. As do alto do mirante (existem dois) dão uma visão panorâmica do local. Pretendo nos próximos projetos de aprendizagem envolvendo alunos e professores da rede pública estadual incluir na programação um passei a esse pequeno paraíso, como atestam as fotos. Às vezes as melhores viagens estão bem perto de nós e nem percebemos. Não é preciso ir a Disneylândia para ter uma verdadeira viagem na imaginação, aprendendo sobre a realidade ao nosso redor.
O ecomuseu está aos fundos do Museu Oceanográfico, que fica a frente da EEEF Barão de Cêrro Largo, entre as ruas Vasco Vieira da Fonseca e Três de Julho, no centro de Rio Grande - RS - Brasil. No pavilhão dos fundos da Escola Barão está em funcionamento, desde 2005, o Núcleo de Tecnologia Educacional (CRE) Rio Grande/18ªCRE, onde trabalho, por igual período.
Agora que aprendi a usar o slide show, aguardem outras produções de projetos e de pequenas viagens que faço, sem precisar sair aqui da região. Através da educação e da tecnologia, com um sentido social, podemos fazer belas viagens sem precisar sair de nossa cidade. E o melhor: descobrir diversos aspectos que passamos uma vida inteira sem saber. Bom, agora, com um belo domingo de sol, irei passear com a família, e se der tirarei mais fotos para futuras apresentações.