sábado, outubro 13, 2007

Novo visual do blog ControlVerso


Graças a ajuda inestimável da colega e, antes de tudo, grande amiga Bernadette Motter, de Caxias do Sul - RS, editora do blog Caminhos o meu outro blog ControlVerso , que trata de arte e cultura, está de visual novo. Ou seja, um banner criado por Berna, a partir de uma colagem de minha autoria, vide acima. E o mais incrível desta troca de experiências em ambiente virtual, entre colegas que atuam com informática educativa, é o fato que não nos conhecemos pessoalmente, apesar de sermos colegas de especialização em tecnologia educacional. Como comentei com ela, hoje a tecnologia e os multmeios nos proporcionam um contato direto, em tempo real, entre pessoas das mais variadas regiões de um estado, país e mundo. Graças ao blog Letra Viva do Roig tenho podido divulgar projetos e opiniões, e receber comentários e estabelecer contato com outras pessoas mundo afora, que se interessam, como eu, em compartilhar suas experiências nas mais variadas áreas, e em especial nas de educação e tecnologia. O blog Controlverso é uma atividade paralela que exerço, já na área cultural, com contos, poemas, crônicas, artigos de opinião e algumas colagens feitas a partir de recortes de revistas antigas. A maioria das colagens (e alguns poemas e contos) é datada de quase 10 anos atrás. Outra amiga que conheci pela internet, Vera Guidi, arte educadora, editora do blog Arte Brasilis perguntou-me qual programa que eu utilizava para produzir aquelas imagens, se era tipo photoshop, corel draw, etc... E comentei que usava apenas tesoura e cola bastão (risos), e depois o resultado usava o scanner, digitalizando para o computador. O efeito realmente parece profissional. Vera me perguntou ainda sobre a questão das proporções entre as imagens que se encaixam bem. Respondi que nessa minha garimpagem de imagens, sempre seleciono um fundo, um recorte de revista amplo que sirva como tal, ou dois semelhantes que eu possa tornar em um só, depois separo imagens pequenas, médias e grandes e as sobreponho a esses fundos, dando a devida proporção. Aglumas vzes dou pequenos cortes na imagem central para encaixar outra imagem menor dentro deste cenário novo. Depois é só escanear e pronto. Claro, meus trabalhos de colagem buscam sempre uma imagem com alguma significação social. O que eu fazia há 10 anos atrás, como terapia, para o desgaste natural de diversas atividades simultâneas, não pensei que poderia ser utilizado atualmente num contexto digital e virtual como o ciberespaço. Mas nada é por acaso - como estou sempre repetindo - nem mesmo o acaso. Visitem então o ControlVerso, que está de visual novo. E mais uma vez, meu muito obrigado a amiga Berna.

1 Comments:

Blogger Teresinha Bernardete Motter said...

Zé, o mérito é todo teu, fazer o banner é ter um programinha. Tu tens razão quando falas na cooperação na aprendizagem virtual. Quem me ensinou a colocar o banner no lugar certo foi a Marli, depois disso ficou fácil. Claro que penso que o blog fica mais "bonito" com um banner, ainda mais com a montagem significativa que tu fazes na figura, mas o mais importante é o que se pode ler nesse blog.Parabéns!! bjs
Berna

14:18  

Postar um comentário

<< Home