terça-feira, outubro 09, 2007

Sobre livros e a hora do conto


Esta semana, em função de meus professores e colegas de Mestrado em Letras, área História da Literatura, estarem participando de Seminário na PUC-RS, em Porto Alegre, aproveitei o recesso do curso, no turno da tarde, para divulgar a XVI Feira do Livro de São José do Norte - RS - Brasil (cidade viznha de Rio Grande), para a qual fui escolhido como Patrono, por ter vivido lá até os 18 anos, e lá ter nascido o leitor e escritor que há em mim.
Ontem a tarde, acompanhado da bibliotecária Lilian Schwarz, presidente da Comissão Organizadora da Feira, participamos da Hora do Conto, na Livraria Acadêmica, em Rio Grande, conversando com alunos de 1ª e 2ª séries do ensino fundamental do Colégio Santa Joana D'Arc, sobre livros e apresentando dois contos. Lilian, apresentou "A outra história dos Três Porquinhos", e eu, "Os homens pássaros e o sonho de voar", um conto escrito para o público juvenil, que precisei adaptar para o público infantil. E como deixei o conto com um final em aberto, as crianças ficaram de cada uma escrever o seu final para a história. Breve, em meu outro blog CONTROLVERSO (http://controlverso.blogspot.com), que trata de literatura, arte, cultura e pequenas controvérsias em forma de artigos de opinião, estarei publicando o referido conto. Como comentei aos presentes, meus textos visam a um público leitor juvenil e adulto, mas recentemente, em 2006, durante a Semana da Criança, estreiou meu primeiro trabalho dirigido às crianças. Um duplo desafio: escrever para teatro e público infantil, duas formas que ainda não tinha me debruçado. E o resultado foi melhor do que eu esperava para o texto "E agora Betinha?" sobre dois amigos (Junior e Betinha) que resolvem uma noite conhecer o mundo, com a ajuda de um morador de rua. Gostei tanto dessa experiência que este ano concluí a escrita da 2ª peça infantil, intitulada "As Travessuras da Bruxa Fel", que está em fase de ensaios e montagem do grupo cênico, a cargo do Grupo de Teatro Dupla Face. E trata das peripécias entre uma bruxa malvada (Fel) e suas duas aprendizes (Mel e Lua), que além de não gostarem de fazer maldades, têm medo de bruxas, trazendo a questão ambiental nas suas entrelinhas. Por fim, na 5ª-feira estarei visitando algumas escolas públicas de São José do Norte, para divulgar a Feira entre professores e alunos. Feira que acontecerá dos dias 23 a 28/10/2007, no largo da Igreja Matriz, em São José do Norte - RS - Brasil.
Observação: Imagem acima, extraída da internet, da página do Ziraldo, um dos mais premiados e talentosos escritores, que tem sua obra dirigida também ao público infantil. Endereço: http://ziraldo.com/livros/livros_logo.jpg

2 Comments:

Blogger Elaine Flores said...

Oi, José.

Parabéns pela deferência na Feira do Livro. O Blog está lindo!
Abraço.

Elaine Flores

09:43  
Blogger José Antonio Klaes Roig said...

OI, Elaine. Brigadão amiga. Mas tudo é graças aos amigos e amigas para que esse lay out ficasse assim. A Berna Motter mesmo é quem , a partir da imagem acima (menino na praia mexendo num PC, uma colagem minha), me fez o banner, e me ensinou a usar o bubbleshare. Tenho aprendido muito com os colegas e amigos. E quem tem amigos tem tudo, né? Nossa, quanto blog vc tem. Fui mandar a resposta pra ti, e nem me achei em qual deles responder. Risos. Não me recordo teu email. Enquanto não acho, respondo em meu blog mesmo. Um abração, miga Elaine. Zé.

09:58  

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home