quarta-feira, outubro 03, 2007

Informática educativa: paradoxos tecnológico e educacional


Ontem e hoje, no turno da noite, ministrei o mini-curso intitulado "Informática Educativa: paradoxos tecnológico e educacional", dentro da programação do I Curso Nacional de Educação, promovido pelo CPERS/Sindicato, com apoio da 18ª CRE, tendo como público-alvo para educadores da rede pública estadual e demais interessados. Nos dois dias tive um grupo de cerca de 25 a 30 inscritos, e foi possível, com cada grupo fazer abordagens com pequenas variações. Abordei a questão da informática num contexto educacional, os desafios, os paradoxos e as possibilidades de aprendizagem em ambientes virtuais, como laboratórios de informática. O mais interessante, além da participação dos educadores, das mais variadas áreas, e sua participação com perguntas, foi o contato, pós-encontro, onde foi possível estabelecer possibilidades de intercâmbio para possíveis projetos educacionais, envolvendo a informática. Deixei à disposição dos interessados o endereço deste blog, meu e-mail e fone do NTE Rio Grande/18ªCRE para contatos futuros, bem como a alternativa de construção de páginas no ambiente wiki, para quem deseje desenvolver projetos de aprendizagem usando a tecnologia educacional. Tais eventos são importantíssimos, menos pelo que podemos discutir sobre as práticas existentes, e mais pela possibilidades de estabelecer projetos futuros àqueles que desejem tal interação e intercâmbio. Apesar do desgaste de uma semana (não concluída e ainda com muita coisa a fazer) tão diversificada de ações e atividades, foi interessante estabelecer esse contato com colegas, amigos e futuros parceiros de projetos. Citando o educador português António Nóvoa, sobre esses paradoxos, cabe salientar seu comentário a TVE Brasil, em resposta a questão da formação de professores no Brasil:
"Creio que houve, obviamente, avanços enormes na formação dos professores nos últimos anos, mas houve também grandes contradições. E a contradição principal que eu sinto é que se avançou muito do ponto de vista da análise teórica, se avançou muito do pontos de vista da reflexão, mas se avançou relativamente pouco das práticas de formação de professores, da criação e da consolidação de dispositivos novos e consistentes de formação de professores. E essa decalagem entre discurso teórico e a prática concreta da formação de professores é preciso ultrapassá-la e ultrapassá-la rapidamente. Devo dizer, no entanto, também, que se os problemas são os mesmos, se as questões são as mesmas, se o nível de reflexão é o mesmo, eu creio que a comunidade centífica brasileira está ao nível das comunidades científicas ou pedagógicas dos outros países do mundo (...)"; "(...) problemas que têm a ver com as dificuldades históricas de desenvolvimento da escola no Brasil e das escolas de formação de professores e que, portanto, é importante enfrentá-los e enfrentá-los com coragem e enfrentá-los de forma não ingênua, mas também de forma não derrotista (...)". Para ler na íntegra essa entrevista basta clicar no link abaixo.
Entrevista de Antonio Nóvoa
Sugiro também lerem minha postagem, feita no dia 25/09/2007, intitulada Por uma teoria pragmática. Por fim, agradeço aos organizadores pelo convite e por esta iniciativa de fazer um curso de quatros dias, abordando diversas possibilidades e oferecendo atividades de formação compartilhada.
Observação: Imagem acima, extraída da internet, página deviantART.com, intitulada Mr. Robotto, de Art Of The Mystic (pseudônimo do artista digital).