sábado, setembro 29, 2007

A matemática é a "Matrix" de tudo e de todos?

Gosto muito de perguntar aos meus alunos (nos dois pólos educacionais), sejam cursistas-professores em cursos de informática educativa ou alunos de projetos de aprendizagem (ensino regular e educação especial), no primeiro dia de nossas atividades compartilhadas, quais os que gostam de (ou necessitam da...) informática e quais os que gostam de (ou entendem a...) matemática. Sempre a primeria opção sai vitoriosa. Faço um breve apanhado da história da informática (ou seja, informação automática) e mostro como sempre a matemática esteve ligada a esta. Mais: que a matemática esteve sempre ligada ao conhecimento, a aprendizagem e evolução da civilização humana. Pode-se não gostar de matemática, mas ela é essencial em nossa vida, para podermos entender quase tudo e todos que nos rodeiam, antes, durante e depois dos eventos. Fórmulas, equações, complexos cálculos são capazes de realizar diversas operações e conclusões sobre nossa realidade. Algoritmo, fractrais, teoria do caos, etc. Alguns físicos quânticos chegaram a aventar a hipótese de que possa existir uma inteligência Superior (o grande arquiteto do Universo?), e que o universo age como se fosse um imenso programa de computador (tipo o filme Matrix), onde tudo existe e pode ser provado com base na matemática. Evidentemente, os professores de matemática são os que mais gostam destes meus comentários despretensiosos, já que minha. Principalmente minha esposa, que é da área de Matemática (risos). Claro que por matemática, falo em sentido amplo, quando devemos levar em conta aspectos da física e das ciências em geral nesta análise "matemática".
Hoje, ao consultar meus e-mails, no portal Yahoo! Brasil, vi a notícia que coloquei no link abaixo, tratando das possibilidades da teoria do caos controlar o aquecimento global, sugiro a leitura aos interessados neste tema. Ou que, como eu, participam de cursos e projetos como alunos e/ou educadores, na temática da Educação Ambiental.
No link acima, há uma citação atribuída a Galileu Galilei que corrobora com minha postagem e que diz: "os fenômenos da natureza estão escritos em linguagem matemática".
Por fim, coloco o fragmento de um conto do talentoso escritor português Pedro Paixão, que também reforça meu comentário neste blog: “A matemática é a música do céu, que é onde estão as coisas perfeitas, composta e tocada por Deus o qual não se preocupa com o que acontece no mundo, ocupado que está com que o mundo aconteça”. (O Porto em quatro cores. In: Viver todos os dias cansa. Rio de Janeiro: Gryphus, 2004, p. 74.).