sexta-feira, setembro 28, 2007

Estados da alma no PC

Vejam, que interessante notícia extraída do Portal Yahoo! Brasil, que trata de programa que permite identificar estados de ânimo de usuário de computador. Eis fragmento da notícia:
"Ternura, a tristeza, a resignação ou o ressentimento de quem conversa através do computador agora podem ser identificados por meio de um software desenvolvido por engenheiros chilenos, uma novidade que pode mudar de maneira radical os sistemas de troca de mensagens instantâneas. O programa, criado pelos engenheiros Roberto González e Edmundo Leiva, pode detectar em tempo real sete emoções - ternura, tristeza, alegria, surpresa, medo, repulsa e neutralidade - e quatro estados de ânimo básicos: resignação, ressentimento, tranqüilidade e ambição. O software funciona de maneira simples. Uma webcam capta imagens do rosto do usuário, que, em seguida, são processadas. Em uma fração de segundo, aparece um desenho na tela do computador indicando o estado de ânimo expressado naquele momento pela pessoa fotografada".
Imaginem só se esse software fosse instalado no Congresso Nacional, e demais casas legislativas pelo país afora, durante as votações importantes para o interesse na sociedade como um todo, e não apenas para a manutenção de privilégios e cargo de figuras ilustres, em estado constante de ânimo para permanecer no poder, custe o que custar. Mas ai, já não depende tanto da tecnologia mas da ficção científica e da mente privilegiada de um escritor para conceber tamanho delírio imaginativo, tão distante da realidade, nada virtual.
Para lerem a notícia na íntegra, basta clicar no título desta postagem.
Observação: Imagem acima, extraída do portal deviantART.com, intitulada "J", de Jude1984 (pseudônimo do autor).