quarta-feira, outubro 17, 2007

Biblioteca universal: a vida imita a arte?

O grande escritor argentino Jorge Luis Borges, em um de seus contos escrevera (muito antes da informática como hoje temos existir) sobre a Biblioteca Universal que seria um local onde estaria acumulado todo o conhecimento humano.
Hoje, ao acessar o portal Yahoo Brasil! Tecnologia, tive a grata informação e a nítida impressão de que mais uma vez a vida imita a arte, ao ler a notícia que reproduzo na íntegra, logo abaixo:
Unesco e EUA se unem para criar biblioteca digital mundial
PARIS (Reuters) - (Por James Mackenzie) - A Unesco e Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, apoiadas pelo Google, vão desenvolver uma biblioteca digital com trabalhos de todas as partes do mundo, informou nesta quarta-feira a Organização Cultural, Científica e Educacional das Nações Unidas.
"A iniciativa da Biblioteca Digital Internacional é digitalizar materiais raros e únicos de bibliotecas e outras instituições ao redor do mundo e torná-los disponíveis de forma gratuita na Internet", informou a Unesco em um comunicado.
Manuscritos, mapas, livros, partituras e gravações musicais, filmes, gravuras e fotografias serão incluídos no projeto.
A iniciativa foi lançada pela Biblioteca do Congresso dos EUA em 2005, com o objetivo de digitalizar registros das maiores culturas do mundo.
O projeto vai permitir aos usuários procurar por lugares, épocas, temas e instituições participantes.
O projeto soma-se aos esforços de empresas como o Google, que está digitalizando acervos de diversas bibliotecas do mundo para acesso online.
Junto com o Google, primeiro patrocinador do setor privado, há também outros parceiros, incluindo bibliotecas nacionais no Egito, Rússia e Brasil.

Observação: Imagem acima, extraída da internet, através do endereço do blog:
http://kaskaedeskaska.blogs.sapo.pt/