segunda-feira, outubro 15, 2007

O professor multifuncional


Costumo usar em meus escritos, sejam acadêmicos, literários, ou nos blogs, um certo jogo de palavras, uma analogia e metáfora, comparando situações do cotidiano. Quando se trata de educação e tecnologia, percebemos cada vez mais a expressão multifuncional tomar conta do meio tecnológico. Mas se analisarmos bem, essa expressão já esta presente no contexto pedagógico há muito tempo. Vejamos: por multifuncional, a primeira coisa que nos vem a mente é esses equipamentos integrados, ou seja, o popular 3 em 1, que iniciou lá pelos anos 1980, se não me falha a memória, com o toca-discos aliados ao rádio e ao gravador de áudio. Logo depois, com o cada vez maior avanço científico e tecnológico, e tanto o Long Play (LP), ou disco de vinil sumiu do mercado, pertencendo a peças de museu e colecionadores, depois foi com a fita K-7. O rádio resiste, hoje integrado a internet. Mais recentemente surgiu a multifunionalidade, através de equipamentos eletroeletrônicos como impressora, scanner e fotocopiadora, tudo num só pacote. Tem suas vantagens e desvantagens, como tudo na vida. A vantagem e, ironicamente, sua desvantagem devem ao fato dessa integração. Se estraga um componente, normalmente, acabamos sem os 3 equipamentos. Claro, não é regra.
Da mesma forma, o professor, que comemora o seu dia hoje, já vem sendo multifuncional há décadas, sobrecarregado de funções, sem que ninguém faça muito alarde. Vejam só: é educador, orientador, assistente social, psicólogo, terapeuta ocupacional, pai/mãe temporário (aliás, mais tempo que os pais biológicos às vezes), entre outras coisas. E observem só, multifuncional e eficiente, como seu equivalente tecnológico, de baixo custo e de fácil manutenção. No meio tecnológico, essa integração visa a substituição de equipamentos obsoletos, ou tornados assim pelo modelo consumista que impede que mantenhamos a mesma impressora e scanner, se o sistema operacional vai se tornando cada vez mais sofisticado. Há conflitos na programação, e acima de tudo, no que tange impressoras, que antes podiam ser recarragadas de forma fácil pelo próprio usuário, nas mais modernas, não há mais essa possibilidade. E o custo do cartucho original, todos sabemos, o valor elevado.
Neste Dia do Professor, paremos para refletir sobre o papel social de cada um na sua comunidade: gestores que devem gerenciar o processo educacional, educadores que devem educar para a vida, pais que devem cultivar valores éticos e morais em seus filhos ainda na tenra idade, etc. E que saibamos valorizar essa multifuncionalidade de uma categoria que é formadora de quase todas as demais categorias profissionais.
Como escreveu Oscar Wilde: "A Educação é uma coisa admirável. Mas é sempre bom lembrar, de tempos em tempos, que nada daquilo que realmente vale a pena saber pode ser ensinado". Viver só se aprende vivendo, sejamos multifuncional ou não. Então, um feliz Dia do Professor a todos que fazem da educação a sua vocação.