domingo, outubro 21, 2007

Escola Assis Brasil no Portal Social


Recebi da colega Cátia da Rocha material sobre a Escola de Orientação Profissional Assis Brasil, de Rio Grande - RS - Brasil, da qual é vice-presidente, informando que a referida instituição foi selecionada em 2007 pelo Portal Social, que é um site na Internet que apresenta um cardápio de instituições sociais gaúchas e catarinenses. Através do site, pessoas e empresas podem conhecer o trabalho de cada instituição e fazer contribuições em dinheiro. O Portal Social é uma iniciativa da Fundação Maurício Sirotsky sobrinho. Abaixo, maiores dados sobre o projeto, extraídos do folder da instituição.
HISTÓRICO:
A E. O. P. Assis Brasil, antigamente denominada Associação Abrigo de Menores Assis Brasil, foi fundada em 27 de julho de 1948 com a finalidade de abrigar menores carentes, em regime de internato, função esta que desenvolveu por muitos anos. Após um período de dificuldades, seu atendimento tornou-se inadequado. Então, a partir de 1990, com o auxílio da iniciativa privada, a instituição foi reestruturada, passando a atender a comunidade local focalizando a orientação profissional, atendimento sócio-educativo e o atendimento da Educação Infantil.
MISSÃO:
Oportunizar para as comunidades do entorno da Escola o desenvolvimento de um projeto que lhes dê formação profissional, geração de renda, atendimento sócio-psico-educativo pra as crianças a adolescentes e suas famílias, evitando que estes fiquem sujeitos a situações de vulnerabilidade social.
Público Alvo:
Crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
PROJETOS DESENVOLVIDOS
•Educação Infantil – atendimento de crianças entre 0 e 5 anos em regime de creche.
•ASEMA – atendimento de crianças entre 6 e 10 anos em apoio sócio educativo em meio aberto, com atividades de apoio escolar, recreação, lazer, artes, Educação Física.
•Oficinas de Informática – atendimento de adolescentes em cursos de informática básica com editor de textos, planilhas e apresentações de slides e formação sócio-educativa.
•Horta Comunitária – atividade com as famílias do entorno da Escola para construção e manutenção de uma horta comunitária.
•Curso de Auxiliar de Escritório – orientação profissional acerca do trabalho em um escritório.
•Aulas de Esporte – atividades desportivas para os adolescentes atendidos na Escola.
•Curso de Aprendiz de Serviços Bancários – orientações sócio-educativas para adolescentes que atuaram como aprendizes em Instituições bancárias. Convênio com o Banco do Brasil
Sendo uma entidade sem fins lucrativos, todos os projetos são desenvolvidos com recursos de editais de projetos sociais e com doações da sociedade civil e empresas da região.
Nesse sentido, para ampliarmos o nosso atendimento e garantirmos a sustentabilidade dos projetos em desenvolvimento precisamos de sua contribuição.
Como contribuir com Escola de Orientação Profissional Assis Brasil:
- ASSOCIANDO-SE, todo mês será debitado da conta o valor da mensalidade estipulada pelo doador. Interessados em associar-se devem entrar em contato pelos telefones 53-32351085.
- ou pelo site Portal Social, localiza a página da E. O. P. Assis Brasil e efetua a doação por meio de boleto bancário ou via cartão de crédito.
ESCOLA DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL ASSIS BRASIL
Rua Juan Llopart s/nº - Carreiros
CEP: 96214-400 –Rio Grande- RS
FONE/FAX: 53-3235.1085
E-mail: eopassisbrasil@vetorial.net ou eopassisbrasil@yahoo.com.br
URL: Creche Assis Brasil
Observação: Slide show acima, extraído da mensagem recebida pelo orkut.