sábado, setembro 08, 2007

Projetos de aprendizagem, de trabalho e de vida

Essa semana foi cheia de atividades. E tem sido cada vez mais diversificada minha produção, pois sempre busco conexões entre o trabalho e outras áreas de atuação, como arte, cultura, história e literatura, que me servem de suporte para a educação e a tecnologia, minha atividade principal. Nem pude comentar, como gostaria, sobre o projeto de informática na educação especial, com a turma de surdos. Já havia comentado com DM e altas habilidades, anteriormente.
Com os surdos, também utilizaremos, inicialmente, o software Haguaquê, para passar conteúdos e competências através da construção de HQs, ou seja, histórias em quadrinhos. No primeiro encontro, na 3ª-feira, foi para familiarizar alunos e professores da área da surdez, com o Hagaquê, e suas possibilidades, nas próximas semanas e durante os meses de setembro até novembro, o projeto procurará, além de conteúdos e competências específicas de cada turma (já que envolve 3 turmas), enfocar também a educação ambiental, através do uso da internet, e doutras possibilidades, além da sala de aula, de recursos, do laboratório de informática, como também bibliotca escolar e saídas de campo, pra aulas práticas. Serão desenvolvidos também, para cada turma um blog (diário virtual) e depois uma frontpage, dentro do ambiente wki, para a publicação de projetos de aprendizagem com os alunos.
Paralelo a isso, dou aulas de informática educativa, cursos básico 1 e 2, para professores de rede pública estadual, turnos manhã e tarde, e curso mestrado em História da Literatura a tarde. Estou atrasado em leituras e ensaios para o mestrado, e com sono atrasado também. Risos. Não tenho mais feriado, fim de semana nm folga. Além disso, estou em fase final do TCC da pós em tecnologia educacional, a ser entregue e defendida nesse mês, na UFRGS.
E para completar, foi convidado (e aceitei, lógico, tal distinção) a ser patrono da XVI Feira do Livro de São José do Norte, município vizinho a Rio Grande, terra natal de meu pai, onde vivi dos 1 anos e meio até os 18. Ali, dei meus primeiros passos como ser humano e primeiros passos como escritor. escrevo desde os 17 anos, mas tenho apenas 3 anos de carreira literária, e o livro Realidade Virtual, mais poemas publicados em jornais da região, meu ingresso na Academia Rio-Grandina de Letras, e tudo mais, tem me proporcionado diversas oportunidades de divulgar minha obra. A Feira do Livro ocorrerá em outubro, e mais adiante darei maiores detalhes. Na 4ª feira, foi o lançamento foi minha apresentação oficial como patrono, em agradável cerimônia na Biblioteca Municipal Delfina da Cunha. Por sinal, nesta biblioteca iniciei meus primeiros passos na literatura, lendo de tudo um pouco, iniciando com os clássicos da literatura mundial. Lá estavam presentes a profª Maria das Graças Saraiva, Secretári Municipal de Educação e Cultura, o Sr. Claudio Tarouco, representando o prefeito municipal Dr. Vicente Ferrari, diversos amigos, ex-professoras minhas, pessoas da comunidade e a comissão organizadora do evento.
No dia seguinte, voltei ao municípo, pela manhã, dessa feita, para visitar o Instituto Estadual São José (onde fui aluno), para, junto com a profª Dulcinéa Castro, coordenadora do NTE, dar apoio ao projeto de informática educativa, a ser desenvolvido na escola, idealizado por professores(as) da mesma. Enfim, uma semana de atividades envolvendo as 6 áreas que contumo atuar, com projetos de trabalho que são extensão dos de vida: educação, tecnologia, história, literatura, arte e cultura. Esqueci-me de dizer que 18/9, farei na Escola ASSPE, em Rio Grande, palestra sobre "O gaúcho típico e seu arquétipo através da obra de Erico Verissimo", dentro da comemorações da Semana Farroupilha, aproveitando o tema que desenvolvi, ano passado, na especialização em História do Rio Grande do Sul. Um setembro bastante diversificado. Mas com atividades que me complementam como profissional e cidadão. Nesse feriadão, o que menos tenho feito é descansar. Ainda mais que tenho que entregar 4 ensaios, relativo ao 1º semestre do mestrado, nessa segunda-feira. Mas nsse sábado de sol, coisa rara ultimamente, darei um tempo a tudo isso, pra me dedicar à família, esposa e filho, que são a base para que eu consigo tanta coisa realizar. Ah, me esqueci de dizer que ontem passei o dia na praia do Mar Grosso (SJN) com meus pais e familiares, e depois a noite, atualizei o blog OLHAR VIRTUAL (http://olharvirtual.blogspot.com) sobre vida e obra do pintor Zempeco, colocando fotos sobre o Projeto Zeméco, desenvolvido pla EEEF Silverio Costa Novo (SJN). Ufaaa. Mas, cada atividade que faço é terapia para a outra, e assim por diante. Um bom sabadão a todos os visitantes deste blog. T+.
Observação: Imagem acima, extraída da internet, da página deviantART.com, podução intitulada "Pavlov dogs book cover", de Bordon. Escolhi essa imagem por retratar meu estado de espírito atual, com várias janelas abertas para várias áreas do conhecimento, umas auxiliando às outras.

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Olá!!!!!!!!!!!!!!!

Tivemos acesso ao seu blog através do Palavra Aberta, gostamos e por isso viemos convidá-lo para visitar o nosso www.terceirafase.gigafoto.com.br
É um blog de uma turma de jovens e adultos da escola estadual Cônego Olímpio Torres - Tuparetama/PE.

Seu comentário a respeito do nosso trabalho é muito importante para nós.

Parabéns pelo seu espaço.
Alunos aplicados.

15:04  

Postar um comentário

<< Home