terça-feira, setembro 18, 2007

Letra Viva indica: Caldeirão de idéias


Meu blog tem recebido uma média de mais de 40 acessos diários, embora nem todos deixem comentários. Em um deles, uma mensagem de Robson Freire, do NTE Itaperuna-RJ, possibilitou-me conhecer as atividades diversas de outros colegas de núcleo de tecnologia educacional. Robson chegou ao Letra Viva do Roig, graças a uma postagem que fiz sobre Hagaquê, o software educacional para desenvolvimento de histórias em quadrinhos, que utilizo com alunos da educação especial. Passeando pelo seu blog, intitulado Caldeirão de Idéias, li um texto intitulado Professor Power Point, que trata desse modismo de usar o "retroprojetor do século XXI", que é justamente o datashow, pra qualquer coisa que envolva palestras em geral, utilizando-se do software power point (ou apresentação de slides). Principalmente na educação. Hoje, ironicamente, trabalhando com tecnologia e tendo datashow à disposição no NTE e também na escola ASSPE, preferi não usá-lo, e dar uma palestra no método tradicional, só explanando. Usei a técnica do contraponto, indo e voltando nas idéias, e alguns alunos presentes ao evento, finda a palestra, vieram elogiar minha abordagem, o que me sensibilizou e me dá um "gás" extra nessa maratona de estudos, trabalho, palestras e atividades em geral. O reconhecimento do público sempre é um estimulante natural para quem trabalha com idéias, propondo a reflexão e a provacação para os temas do cotidiano, envolvendo arte e cultura, tecnologia e educação, história e literatura, como é o meu caso.
Para lerem na íntegra o texto, sobre o uso abusivo das tecnologias pelos professores, que encontrei no Caldeirão de Idéias, basta clicar no título desta postagem ou no link interno abaixo.
Observação: Imagem acima extraída da internet, portal deviantART.com, intitulada "A", de Oleksandr Hhnatenko.

1 Comments:

Blogger Robson Freire said...

Obrigado meu mais novo amigo blogueiro, pela sua indicaçãp no seu Blog. Alem desse artigo do "Professor Power Point" tem um sobre o "Educador Inovador" da Katia Ramos que também é uma beleza. Estarei colocando uma indicação tambem no Caldeirão de Idéias sobre o seu blog. Quanto a sua duvida estarei mandando para vc um tutorial muito fácil do HagaQuê.
Abraços
Robson Freire

21:10  

Postar um comentário

<< Home