quarta-feira, setembro 12, 2007

Gestão Integrada de Mídias


Inicia hoje, para mim, o módulo 6, Gestão Integrada de Mídias, da Turma Brasil, do Curso de Extensão a Distância - Mídias Integradas à Educação (UnB-2005/2007). De 12/09 a 09/10/2007, terei que participar de 3 etapas tratando de gestão das tecnologias na escola; gestão das tecnologia na prática pedagógica e expansão das TIC's na escola e a gestão de projetos Administrativos e Pedagógicos. Por TIC'c, entendem: Tecnologias da Comunicação e da Informação. Mais um desafio entre tantos nesse período do ano, que terei, mais uma vez eleger prioridades e fazer escolhas quanto quais as atividades mais urgentes.
Na verdade, o Curso de Mídias já me serviu à especialização em TIC's na Promoção da Aprendizagem (UFRGS-2006/2007), que faço e estou em fase de conclusão do TCC, para defesa enre o final de setembro e início de outubro. Da Mesma forma a especialização me muniu de textos pro Mídias, e assim vai. Uma atividade acaba tendo conexão com a outra. Mas confesso: cada vez mais as atividades profissionais e culturais, os estudos e outras coisas mais têm me exigido mais e mais. A ansiedade e a cobrança interior são o que mais tento controlar. Mas a maturidade me faz ir pelos atalhos, transpondo os obstáculos e os desafios, um de cada vez. Se não podemos ainda nos clonar e o tempo cada vez é menor e nem 25 horas diárias resolveriam, e jeito é fazer escolhas, eleger prioridade sim. Dessa forma, consigo a duras penas dar conta das atividades. Bom, por agora é só, logo inicio mais uma aula do curso de informática educativa para professores de rede pública estadual. O que poderia ser desgastante, acaba sendo uma terapia, pois gosto não de ensinar mais mediar o conhecimento que possuo nessa área da informática e da tecnologia. E sempre acabo aprendendo com os colegas.
Ontem mesmo, no fatídico 11 de setembro, entrei com a turma da noite no portal GOOGLE EARTH, aquele que se consegue visualizar imagens de satélite, de qualquer parte do planeta. Visitamos, primeiramente a cidade do Rio Grande-RS, onde vivemos, depois vimos a praia do Cassino, e fomos para Paris (que chique!), onde a resolução das imagens é mais precisa ainda. Feito esse breve tour, voltamos ao conteúdo (editor de texto). Em seguida comentei que, com toda essa tecnologia, que se está à disposição de nós, simples mortais e leigos, deverá existir n'algum lugar algo muito superior e inimaginável. E existindo, fica incompreensível que, passados 6 longos anos dos atentandos do WTC, justo num 11/9, até hoje o mentor daqueles atentados não foi descoberto. Paradoxo? Parafraseando meu amigo William, o Shakespeare: "Há mais coisas entre o céu e a terra que possam supor nossa vã tecnologia". Bom dia de trabalho a todos.
Observação: Imagem acima extraída do portal deviantART.com, intitulada "Moonspell II" de The Katta (pseudoônimo do/a autor/a).