terça-feira, setembro 18, 2007

Projeto Cultural Revolução Farroupilha: do imaginário ao real

Hoje, pela manhã, palestrei na ASSPE - Escola de Ensino Médio Aprednizagem e Cidadania, dentro do Projeto Cultural REVOLUÇÃO FARROUPILHA: do imaginário ao real. Abordei o tema: Identidade Cultural: o gaúcho típico e seu arquétipo na obra de Erico Verissimo. Foi para mim uma boa oportunidade de expor meu trabalho, resumo da monografia da Especialização em História do Rio Grande do Sul (FURG-2006), e ter um contato com o público que, embora em menor número, em relação a abertura, ontem, foi interessante, diante do dia chuvoso e ventoso. Fiz contatos com os presentes, pude conversar com conhecidos. Conheci a jovem Natália, aluna da escola, muito simática e articulada, que conversou comigo antes da palestra. Enfim, apesar de um dia que lembrou o rigor do inverno, tive durante a palestra, como quis lembrar aos presentes o espírito de O Tempo e o Vento lá fora, sussurando nas janelas.
Após minha palestra, assisti a da profª Caroline Caldas Lemons, que abordou "Rio Grande do Sul: das armas ao discurso. Em alguns aspectos ela complementou e ampliou minha exposição, mas sob o aspecto político e historiográfico, enquanto abordei mais o caráter literário da construção identitária do gaúcho.
Aproveito para agradecer mais uma vez ao convite da escola, e a dedicação e organização da profª. Luciana Gerundo Hornes, que possibilitou o debate sobre dois temas que muito me interessam de longa data: o imaginário e o real, seus entrecruzamentos e contrapontos.
Aproveito ainda para avisar aos navegantes do ciberespaço que dias 02 e 03/10/2007, estarei participando do I Curso Nacional de Educadores; "Educação Ambiental e as Práticas Pedagógicas no Contexto Escolar", que realizar-se-á no auditório do I.E.E. Juvenal Miller, em Rio Grande - RS. Coordenarei o mini-curso INFORMÁTICA EDUCATIVA: PARADOXO TECNOLÓGICO E EDUCACIONAL, às 19h.
Informações podem ser obtidas no 6º Núcleo do CPERS/Sindicato, na Rua 24 de maio, 77, Rio Grande, pelo fone (053)3232-8685, das 08:30 às 11h e das 14h às 18h, ou pelo e-mail: cpers6@terra.com.br.
Evento organizado por CPERS/Sindicato, 18ª CRE e Associação dos Diretores das Escolas Estaduais do Rio Grande.