quinta-feira, setembro 13, 2007

Uma aldeia global?

O termo "aldeia global" (cunhado por Marshall McLuhan, relativo a teorias da comunicação), ouvi lá pelos idos dos anos 1970 (ainda menino), quando a televisão começou a tomar conta do meu cotidiano (e do cotidiano mundial), e de lá não mais se ausentou. A TV tinha sua imagem, ainda no videotape, nada ainda por satélite nem em tempo real, como hoje, em que assistimos incrédulos os ataques ao Worl Trade Center, num 11/9, seis anos atrás, estupefatos, como se fosse ficção e não a dura realidade. Sempre digo que a vida é mais imaginativa que qualquer fantasia do melhor escritor.
Hoje, em pleno século XXI, o conceito de aldeia global, refere-se mais ao ciberespaço, a informática conectada à internet, tudo on-line e em tempo real, ou quase...
Mas o tempo real nem sempre reflete a realidade lá fora. Vemos a grande mídia dar o seu próprio enfoque, ou desfocando a imagem para se adequar a sua pauta. Brinco que hoje a programação da TV aberta é um grande comercial com um intervalo no meio, onde é mostrada alguma programação de fato. Durante os tais programas, lá vem comercial subliminar, indireto ou direto mesmo. Nas novelas é rotineiro, qualquer dia até em desenhos animados terá algum produto oferecido, se já não o tem. Vejo pouquíssima TV aberta.
Mas voltando ao termo "aldeia global", lembro-me de citação de Leon Tolstoi, grande escritor russo, que dizia: "Se queres ser universal, canta a tua aldeia". Às vezes, quando se fala em tecnologia aliada à educação, muitos pensam em projetos sofisticadíssimos, coisas de ficção científica. Penso que a tecnologia, como ferramenta, deve ser dosada e não ser o carro-chefe de um projeto. Dando suporte tecno-educacional às escolas e professores que procuram o NTE pra parcerias, sempre deixo claro: a máquina deve ser humanizada e não o aluno e/ou professor robotizados. Se fazemos projetos simples, mas executáveis, respeitando a realidade da comunidade escolar, seguimos o conselho de Tolstoi. Se as escolas cantarem e mostrarem sua realidade, serão universais e modelos pra outras nessa aldeia global e digital que tornou-se o mundo, meio Matrix. O blog, nesse contexto, é uma poderosa ferramenta de divulgação e de troca de experiências. Então, vida o blog, a educação, a tecnologia e também Tolstoi. Sem perder a perspectiva que o particular é reflexo do universal, e vice-versa.
Observação: Imagem acima, extraída da internet, página www.voltairenet.org/article137815.html