terça-feira, maio 08, 2007

Plano de acesso a internet

Notícia extraída do portal Yahoo Notícias, trata de anúncio do Ministério das Comunicações sobre plano de acesso a internet, que se aprovado poderá popularizar o uso da rede mundial de computadores, diminuindo, segundo a nota, em 80% o valor cobrado em horário comercial. Vejam a íntegra da notícia clicando no título dessa postagem.

Para a internet, quando comecei em 2005 a dar aulas de informática educativa com alunos surdos, não havia um sinal apropriado que explicasse o que era a "rede mundial de computadores". Ficava até confuso pra mim e pros alunos, pois "rede" remetia a peixe, "mundial" o planeta e "computador" a uma máquina que a maiora desconhecia e sequer tinha mexido antes desse pequeno projeto, que foi ampliando com o passar do tempo...
Pelos olhares, na época, com o apoio das professoras da educação especial, percebia que os alunos deviam estar achando que era possível pescar através do computador. Ai, baixou em mim o poeta, que nas poucas horas vagas, vive em mim. Ai pensei em usar o termo "janela", que já dizia sempre, quando íamos usar um editor de texto, um paint, e outros programas: vamos abrir uma janela. Não é ao acaso que o Windows se chama janela em inglês. Ai, conectei a janela com o mundo, via computador, e surgiu ai a expressão: uma janela para o mundo = internet.
Se formos analisar literalmente, a internet é exatamente isso, uma janela para o mundo, através do uso de um microcomputador conectado a uma linha telefônica, com uma placa de modem para ajudar na conexão. Tudo que existe na internet está à disposição do mundo, e um mundo de possibilidades se abrem pro aluno e para o educador. Navegar é preciso, já dizia o grande Fernando Pessoa. Às vezes, quando nos faltam as palavras, temos que encontrar noutras palavras a mesma significação. Educar, mais do que nunca, é usar imagens, sons e todos os recursos possíveis para trazer para o ambiente escolar o aluno, ressiginificando a própria prática escolar, que deverá sempre estar calcada em projetos de ensino-aprendizagem. E a internet pode ser uma pequena janela, entre tantas, a serviço desse ideal.
Observação: a imagem acima chama-se "Watching" (algo como "prestando atenção", de Bitter Grapes.