sexta-feira, maio 04, 2007
Ocorreu hoje, pela parte da tarde, o terceiro encontro meu com a turma 42, 4ª série, da Escola Barão, sob responsabilidade da profª Simone Zogbi. O projeto Hagaquê visa a utilização do referido software para o desenvolvimento de conteúdos curriculares da disciplina. No encontro anterior, os alunos tiveram noções básicas do editor de texto e do ambiente windows, e neste encontro, como navegar e pesquisar na internet. Esse projeto será desenvolvido juntamente comigo e a profª Janaina, também multiplicadora do NTE-Rio Grande/18ªCRE. Os alunos têm registrado em seus cadernos de aula, sua opinião sobre as atividades desenvolvidas no laboratório de informática do NTE. Em vista que a maior parte dos alunos não tem contato seguido com o computador, e alguns deles jamais tinham lidado com um micro, faz-se necessário o uso adequado do ambiente windows, internet e produção textual pelo editor de texto (word), para que posteriormente sejam elaborados o blog da turma e a utilização do software Hagaquê que permitirão a publicação na rede mundial de computadores das histórias em quadrinhos criadas pelos alunos. Os encontros têm sido produtivos, e tanto eu como a profª. Simone temos estimulado a interação e o trabalho compartilhado entre os alunos. Usamos também o datashow, nessa primeira fase de aprendizagem para que o grupo veja em tela grande o passo-a-passo de cada atividade. Na segunda fase, quando os jovens já dominarem bem o uso do mouse e teclado, o ambiente windows, aplicativos e softwares, cada um usará sua criatividade no Hagaquê e blog. Cada aluno tem utilizado individualmente uma máquina, o que favorece melhor a interação. Também há uma flexibilidade para que cada aluno auxilie o colega ao lado, quando necessário. Cada encontro tem durado em torno de 2 h, uma vez por semana. Como é um projeto-piloto, ainda estamos estruturando-o, a partir de nossas impressões (minhas e de Simone), das impressões do alunos, do rendimento da turma e de sua participação nas atividades. Sempre é bom lembrar que este projeto de aprendizagem não faz parte das atividades da especilização em TICs na promoção da aprendizagem (UFRGS-2006/2007), mas que utiliza algumas teorias e práticas desta.
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home