segunda-feira, abril 30, 2007

Projeto de História

Nessa segunda-feira, continuei o projeto na disciplina de História, com às 8ª séries do ensino fundamental (turmas 81 e 82), da EEEF Barão de Cêrro Largo, juntamente com o professor parceiro Éverton Aguiar, responsável pela disciplina. É um PA (projeto de aprendizagem) independente das atividades dos Proas (especialização em tecnologia educacional), que utiliza a informática e a internet como complemente das atividades desenvolvidas em sala de aula.
Ensinei aos alunos como abrir pastas e salvar documentos em seu interior, para que o prof. Éverton pudesse entrar na internet, pra mostrar um vídeo sobre a Revolução Russa.
As atividades ocorreram em dois períodos, um para cada turma. Na turma 82 participam dois alunos surdos (Robson e Rodrigo), que estão incluídos, com apoio de intérprete.
Consultamos no site da Globo Vídeos, um vídeo sobre a Revolução Russa, com 19min26seg, já mostrado pelo canal de TV a Cabo, Globo News, com participação do prof. de História da UFF - Universidade Federal Fluminense Daniel Aarão Reis Filho. Um interessante vídeo livre do programa Arquivo N, que avança sobre a queda da dinastia Romanov e a instauração do governo privisório de Kerenski até a Revolução Bolchevique de outubro de 1917:
http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM645570-7823-REVOLUCAO+RUSSA,00.html
Em princípio, com as 15 máquinas conectadas ao site simultaneamente, houve problemas na execução do vídeo. Quando ficamos acessando apenas pela máquina onde estava o datashow, a reprodução do vídeo foi clara, límpida e sem interrupções. Os alunos se interessaram, fizeram perguntas como: o que é soviete, bolchevique, manchevique, duma? Se interessaram por cenas mostradas no vídeo, estranhando serem lentas e em preto e branco... Afinal, a maior parte das imagens são de época, algumas do filme Encoraçado Potemkin (1925), de Sergei Einsenstein, quando nos primórdios do cinema. Deu-se para contextualizar algumas coisas, mostrar os costumes, apesar de ser um vídeo de curta duração, menos de 20 minutos. Seja na educação como no cotidiano extra-curricular, o que deve importar não é a quantidade e sim a qualidade do produto. Essa práticas, no laboratório do NTE tem sido muito enriquecedoras pra todos os envolvidos, de professores a alunos.

4 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Ιnformative aгticlе, totallу what I wаs
loοking for.

My website; click through the up coming website page

13:26  
Anonymous Anônimo said...

Can you tell us more about thiѕ? I'd love to find out some additional information.

Feel free to visit my weblog simply click the up coming internet page

14:58  
Anonymous Anônimo said...

Magnificent beat ! Ι would like tο apprentice even as you amend your site, how can і ѕubscribе
foг а ωеblog web sitе?
The аccount aided mе a аpplicablе deal.
I had been tiny bіt acquаinteԁ of this yοur broaԁcаst offered brilliant cleаr іdea

Hеre is my wеb blog ... padderby.com

18:55  
Anonymous Anônimo said...

A fasсinаting ԁiscussіon is worth comment.
Theгe's no doubt that that you ought to write more about this subject, it might not be a taboo matter but usually folks don't sρeаκ
about these subjects. To the nеxt! Αll thе best!
!

my page - V2 Cigs
My webpage > www.Conservativematchonline.com

07:02  

Postar um comentário

<< Home