terça-feira, maio 01, 2007

Sobre Radiodifusão Comunitária no Brasil

Sobre a Radiodifusão comunitária, outro valioso texto pelo seu caráter histórico e informativo, cabe divulgar aos interessados. Texto de Patrícia Horta - Doutoranda em Comunicação – ECA/USP e de Renato Tavares - Mestrando em Comunicação – ECA/USP, referindo-se às rádios:

As educativas e as comunitárias

Se você tem interesse em Radiodifusão Comunitária, acesse o Portal que o Ministério das Comunicações possui sobre o tema.
Outra aproximação entre Rádio e Educação ocorreu com a criação da
rádio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em 1957. O surgimento das rádios universitárias marcou o início de uma nova fase da rádio educativa no país com a implantação de emissoras dentro das universidades, local destinado à produção e à transmissão de conhecimentos científicos, tecnológicos e culturais. Atualmente, das 327 emissoras educativas, 47 pertencem a Universidades.
Em outro âmbito, temos a consolidação das rádios comunitárias como um veículo que utiliza conteúdos da educação. Pode-se dizer que as rádios comunitárias brasileiras, tal qual como concebidas hoje, surgiram a partir do acúmulo das experiências do uso do rádio como instrumento comunitário e basicamente democrático. Depois de muita discussão em torno do tema, em fevereiro de 1998 o Congresso regulamentou e instituiu o Serviço de Radiodifusão Comunitária em nosso país.
Recentemente, o namoro entre o Rádio e a Educação tem ocorrido, tanto na programação das emissoras, quanto em âmbito escolar com a implementação de projetos que, além de promover a escuta e análise de programas radiofônicos, estimulam a criação de rádios virtuais ou “emissoras” com transmissões em circuito fechado dentro das escolas. A programação de cunho pedagógico e cultural é geralmente produzida em conjunto por integrantes da comunidade escolar.

Portal do Ministério das Comunicações sobre esse tema:

Link pra Rádio da Universidade Federal do Ro Grande do Sul:
Programa África-Brasil: