Através das atividades 11 e 12, da disciplina Proa12, turma 3 RS, da especialização em tecnologias da comunicação e da informação e promoção da aprendizagem (UFRGS-2006/2007), analisei mais detalhadamente a mídia escolhida pelos alunos (da 8ª série, turma 81 de uma escola pública estadual de Rio Grande-RS-Brasil) para uma prática futura no laboratório do NTE/18ªCRE, no caso: o ORKUT.
Segundo a definição do próprio site de relacionamentos a distância, Orkut é: "uma comunidade on-line que conecta pessoas através de uma rede de amigos confiáveis. Proporciona um ponto de encontro on-line com um ambiente de confraternização, onde é possível fazer novos amigos e conhecer pessoas que têm os mesmos interesses".
A linguagem é estabelecida pelos usuários. Há comunidades que discutem assuntos sérios e engajados, e outras apenas para contar piadas, trocar recados curtos ; outras para ironia, deboche, provocação. Todos falam no orkut, de tudo e de todos. A pessoa fala de seu ponto de vista particular, esperando a interação dos demais integrantes da comunidade. Lança um forum sobre um tema e espera contribuições. A especificidade dos integrantes, como já abordada anteriormente, são jovens, em sua maioria brasileiros, que gostam de interagir buscando conhecidos ou fazendo novos amigos, com temas que variam de música a esportes. Há uma teoria popular na própria internet que diz que todos estão há seis graus de separação de alguém. Ou seja, é possível que através de seis amigos diferentes, possamos nos interligar com uma multidão, e quem sabe de seis em seis, até possamos indiretamente conhecer alguma personalidade... É uma teoria interessante, que o orkut põem em prática. Afinal, no meu caso específico (após insistência via email de muitos amigos já intergrantes do mesmo), estou ligado a 160 contatos (amigos, alguns que conheci na vida real outros apenas do mundo virtual), me interligando indiretamente a um universo de 51.799.530 usuários "orkutianos" e aumentando. Ou seja, quase um terço da população brasileira.
Creio que a criação de uma comunidade no orkut, pelos alunos de uma turma, para que discutam fora do espaço tradicional da escola assuntos variados, inclusive sobre a escola e suas possibilidades, favoreceria a elaboração por parte de professores, de meios de sondagem de como interagir mais com o aluno no ambiente escolar. Através do forum da comunidade, qualquer integrante pode criar seu tema para que o grupo opine. O professor poderia ter um veículo interessante de sondagem e abordagem de seu alunado, usando a criatividade e a internet como aliados. Sendo a atual geração ligada a imagem e o som, a internet e o orkut, podem ser ferramentas de interação escola-aluno. Evidentemnte, desde que com a orientação e o acompanhamento dos pais ou responsáveis e dos professores.
As relações entre o pedagógico midiático e o escolar, podem convergir na forma de buscar a interação através dos multimeios, por causa dessa questão visual. Os cursinhos pré-vestibulares, devido a grande concorrência entre ambos, descobriram há tempos esse filão da interação e motivação dos alunos, associando fórmulas matemáticas, conceitos e outros conteúdos à canções, histórias interpretadas, técnicas teatrais etc. A linguagem midiática pode favorecer a linguagem pedagógica, se o educador tiver essa predisposição de mudar o enfoque, a partir do ponto de vista do educando. Mas para que isso ocorra, faz-se necessário que o professor conheça bem esses veículos: internet, orkut, MSN, sala de bate-papo, etc. Para ser um multiplicador, deve ser antes disso um usuário (piloto) desse mecanismo de interação.
Observação: imagem acima, extraída da internet, chamada "Stellar", de BloodXorange (pseudônimo do artista).
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home