sexta-feira, novembro 03, 2006

O poder da mente



Noutro dia, me deparei por acaso com a revista National Geographic Brasil, de março de 2005, à pág. 52 e seguintes (matéria intitulada O poder da mente), e ao folheá-la, descobri a incrível história de vida do adolescente Tito Mukhopadhyay, gênio autista de 15 anos, nascido na Índia. Inicialmente foi diagnosticado como retardado mental, até a descoberta dos motivos do comportamento anormal e do impedimento à linguagem.
- "Sei que é diferente", diz Tito, falando de seu autismo grave, "(...) Mas adquiri esse hábito para encontrar e sentir meu eu disperso". Segundo a reportagem, a mãe de Tito, incansavelmente, usando de métodos às vezes inusitados, conseguiu romper a barreira do silêncio e ensinar ao filho a somar e subtrair, apreciar a literatura e, por fim, comunicar-se por escrito, no começo, amarrando o lápis em sua mão. Graças a mãe Tito pôde descrever com clareza, no livro Beyond the Silence, escrito entre os 08 e 11 anos de idade, como o paciente vivencia tal doença. Tito relata suas tentativas de lidar com a cacofonia de informações desconexas que lhe chegavam pelos sentidos e a luta para controlar o corpo e o comportamento. Tito escreveu sobre as duas pessoas distintas que coexistiam nele. Uma, a que pensava, era "cheia de saber e sentimentos"; a outra, a que agia, era "esquisita e cheia de ações" – e sobre esta ele não tinha controle, era como se pertencesse a outro indivíduo. Conforme o neurocientista Michael Merzenich, que examinou o garoto: "As extraordinárias realizações de Tito não venceram seu autismo", "(...) Em seu cérebro, ainda existe o caos". "Homens e mulheres assombram-se com o que faço" - diz Tito - "Médicos empregam diferentes terminologias para me descrever. Eu só queria entender".
A foto acima, retirada do site português 1000imagens.com, serve para nos lembrar que as pessoas diferentes ou com necessidades especiais, apesar de às vezes parecerem viver num Universo Paralelo, têm muita vida em seu interior, e com estímulos exteriores, podem até se comunicar e ter cidadania.