quinta-feira, outubro 26, 2006

A inclusão que dá certo

Ainda, sobre PNEEs - portadores de necessidades educativas especiais -, recentemente, ao organizar papéis e revistas em casa - e toda vez que fazemos pequenas ou grandes mudanças encontramos coisas do "arco da velha", como dizia minha avó -, achei a revista Nova Escola (novaescola.com.br), edição 165, de setembro/2003, pág. 42, cujo tema da capa era A INCLUSÃO QUE DÁ CERTO: os caminhos para sua escola atender todas as crianças. As escolas que tenham esse exemplar no acervo de sua Biblioteca Escolar podem indicar aos professores que tenham dúvidas ou desejem subsídios sobre o tema.
No interior da revista há o subtítulo: "A inclusão que funciona: "mais do que criar condições para os deficientes, a inclusão é um desafio que implica mudar a escola como um todo, no projeto pedagógico, na postura diante dos alunos, na filosofia...". Diz ainda que é necessários "cuidados diferentes para cada deficiência: auditiva, visual, física e mental. Conclui dizendo que: "Muito mais que integração - A inclusão de estudantes com deficiência nas classes regulares representa um avanço histórico em relação ao movimento de integração, que pressupunha algum tipo de treinamento do deficiente para permitir sua participação no processo educativo como." Conforme explica Cláudia Dutra, secretária de educação especial do MEC (em 2003): "A inclusão postula uma reestruturação do sistema de ensino, com o objtivo de fazer com que a escola se torne aberta às diferenças e competente para trabalhar com todos os educandos, sem distinção de raça, classe, gênero ou características pessoais". Por isso, reforça ela, "todas as crianças que estão nas escolas especiais têm o direito constitucional de entrar no sistema regular, em turmas condizentes com sua idade". Vale a pena conferir toda a reportagem.

4 Comments:

Blogger Teresinha Bernardete Motter said...

oi, tudo bem contigo? que bom que viste visitar meu blog. É bom.
Se tu clicares em cima do contador de visita que está no meu blog ele te levará para uma página que serás cadastrado. Assim receberás um código em html para colocares no teu blog. Qualquer duvida escreva-me será um prazer ajudá-lo.
abraço
Bernardete

19:48  
Blogger Teresinha Bernardete Motter said...

Ótimo, fácil não é? Como tu sabes editar o modelo será fácil também colocares o código do BubleShare.
Desca um pouco do meu blog e verá uma mensagem que fiz com o buble sobre meu projeto. Clique em cima ele te levará para a página. Deves lá criar uma conta e, um, ou vários álbuns. Qualquer coisa escreva-me não é só boa vontade é uma satisfação compartilhar.
Um abraço
Bernardete
PS:esqueci de te dar uma sugestão podes centralizar o contador de vistas. Também te sugiro colocá-lo bem abaixo, assim tipo o meu, o que achas?

11:58  
Blogger nilva said...

Oi José
Depois que li teu comentário no proa 07, dúvidas sobre os PNEES, e gostei bastante, peço licença para usar o teu comentário em uma das minhas oficinas. Estou preparando uma oficina para 2007, sobre Educação Inclusiva.Resolvi também visitar o teu blog e tive a surpresa de encontrar excelente comentários. O que você diz pode até não ser teoria, mas é coerente e reflexivo.É uma lição pois as vezes achamos que estamos no caminho certo e nem sempre é assim.
Parabém pelas suas colocações. E um abraço

Nilva- RS

17:02  
Anonymous Anônimo said...

oi meu amigo kerido, adorei teu blog, sucesso sempre pra vc. bjs

08:13  

Postar um comentário

<< Home