terça-feira, outubro 17, 2006

Sobre a vida e a aprendizagem

A citação logo abaixo, foi retirada de um comentário da colega Silvana, de Osório, que achei muito apropriada tanto para a educação como para o dia-a-dia, visto que somos eternos aprendizes. E aqueles que acham que sabem tudo, nada sabem... Temos que saber, isso sim, diferenciar o conhecimento da aprendizagem.
Maior equívoco é dizer que saíms de uma universidade "formados". Formados em quê? Na verdade, pesno, que formados para à vida, mas jamais prontos para o exercício pleno de qualquer profissão. O conhecimento teórico é bem diverso da prática diária.
"eu sei que nada sei", mais que o ditado, uma constatação, pois quanto mais tentamos nos especializar numa área do conhecimento, mais descobrimos apenas a ponta de uma "terra á vista". Sempre é bom lembrar que Cristóvão Colombo quando descobriu a América, estava numa ilha do Caribe apenas, e não no continente, se não me falha a memória.
E assim é a vida. às vezes temos uma idéia de uma fração e já achamos que "descobrimos o Brasil", e saímos a palpitar sem observar os prós e os contras; o sim, o não e o talvez. Nada é de todo definitivo, e a própria História está aí pra nos desmentir. Na idade média achávamos que era o Sol que girava em torno da Terra e esta que era o centro do universo. A partir de mais e mais observações descobriu-se que até mesmo o Sol é o centro apenas de nosso sistema solar, que é tão diminuto em relação ao universo, que nem os cientístas, dotados da mais alta tecnologia, chegaram a um comum acordo de quando surgia, qual seu tamanho, se é realmente infinito e outras coias mais...
A citação abaixo, de Jacques Delors, mais de que um belo pensamento universal, é um tema que exige uma grande reflexão.
“As aprendizagens necessárias a todo ser humano se estendem por toda a vida devendo, por isso, a educação basear-se em quatro pilares: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser. Em face disso, embora os sistemas escolares tendam a privilegiar o acesso ao conhecimento, é fundamental que a educação seja concebida como um todo e que nenhuma das potencialidades de cada indivíduo seja negligenciada”. Jacques Delors