segunda-feira, outubro 16, 2006

Um salto para o futuro

Em resposta a indagação da colega Lucia Texeira ao questinamento 24 do Proa4, pode-se dizer que o método clínico deverá ser utilizado tanto com alunos cegos ou surdos como com alunos regulares, pois é uma sondagem do alunado, para o observador/educador conhecer aquele universo e com base nas anotações, buscar e propor formas de aprendizagem que respeitem cada especificidade. A limitação da audição e da visão por si só não impõem mudança na interpretação do aluno em relação ao ambiente. A aprendizagem pode ser a mesma, desde que com apoio de intérprete ou monitor, se necessário. Há professores que dominam e linguagem de sinais, e atuam diretamente com o aluno surdo em classes inclusivas. Conforme Piaget (1973) a fase da equilibração entre a acomodação do conhecimento e a aprendizagem ocorre quando: "A partir do instante em que o equilíbrio é atingido num ponto, a estrutura integra-se num novo equilíbrio em formação até ser alcançado novo equilíbrio, sempre mais estável e der campo mais extenso". (fonte: http://www.abed.org.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?UserActiveTemplate=4abed&...), onde Ana Maria Mielniczuk, Ana Maria Ponzio de Azevedo e Querte Mehlecke, autoras de "As Teorias de Aprendizagem e os Recursos da Internet Auxiliando o Professor na Construção do Conhecimento", concluem: "Os estágios possuem um caráter interativo. Conteúdo do conhecimento de um dadio nível é constituído pelas formas refletidas no nível anterior. Assim as estruturas sensório-motoras são parte das estruturas pré-operatórias, e estas das operatórias que, por sua vez integram-se nas operações formais".Ainda segue: "Em cada estágio ocorre um patamar de equílibro e os estágios constituem um processo de equilibração sucessivas". Mal comparando, com a geração videogame, são fases, em que precisamos de passwords (senhas) emitidas pelo próprio alunado, quando evidencia ter assimilado aque nível de conhecimento que permite o avanço das atividades. A equilibração é esse processo de assimilação de conhecimento que permite dar o passo seguinte ou "Um salto para o futuro", parafraseando título de um programa da TV Escola.