segunda-feira, outubro 30, 2006

Trabalhar em Rede




O trabalho em rede, seja escolar ou de informática (ou ambas, como é o caso dos NTEs - Núcleos de Tecnologia Educacional), pressupõe, mais que o domínio da máquina pelo homem (espécie e não gênero), um domínio de classe do educador, não pela imposição, mas pela mediação do conhecimento... Estimular projetos de aprendizagem, buscar a autocapacitação, quando a capacitação continuada não vem...

Ter algum conhecimento básico de gestão escolar, ainda que circunscrito a sua sala de aula é importante, para gerir o tempo educacional; enfim, meios de troca de experiência que dão certo para adaptação ao seu local de trabalho... Evidentemente que uma teoria educacional deve ser utilizada, respeitando as idiossincrasias de cada ambiente de trabalho...

Não tendo o mínimo de organização e planejamento, o servidor (público e não o aparelho de mesmo nome que gerencia uma rede de computadores num laboratório informática) acabará se enredando na própria teia-de-aranha da burocracia governamental.

Sempre digo que um laboratório de informática numa escola deve ser um ambiente de experimentação constante, direcionado a aprendizagem. Ouço, de vez em quando, alguém dizer que a escola precisa e não possui um responsável pelo laboratório, o que prejudica sua utilização... Penso que o responsável pelo "Lab de Info" deva se responsabilizar apenas que sua manutenção e não pela utilização dos equipamentos... Quem deve utilizar o laboratório são os alunos supervisionados pelo professor da disciplina, que deve usar a informática como uma ferramenta de apoio. Alguns softwares e jogos educacionais permitem o repasse de conteúdos curriculares... Entretanto, disponibilizar o laboratório, apenas com o responsável pelo mesmo, sem a presença do educador, é tornar o local numa lan house ou cybercafé... O sentido pedagógico dará lugar ao lúdico e ao entretenimento, invertendo as prioridades...

Utilizar convenientemente a rede para não enredar-se como o próprio ambiente, seja real ou virtual, é um dos grandes desafios do educador contemporâneo da rede pública de ensino...

1 Comments:

Blogger Elaine Flores said...

Oi, Roig!
O teu trabalho no Blog é encantador. Abraços.
Elaine

09:56  

Postar um comentário

<< Home