sábado, março 13, 2010

Entrevista sobre Mídia-Educação, com o prof. Rivoltela


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=RdYr-sA02K8


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=dLNDHPuIYHo

O vídeo acima, descobri no You Tube, referente a entrevista realizada por Diego Mendes, em nome do Labomídia - Laboratório de Mídia do Centro de Desportos da Universidade Federal de Santa Catarina, com Prof.Dr. Pier Cesare Rivoltella - prof. de tecnologia da instrução e da aprendizagem da Faculdade de Ciências da Formação na Universidade Católica de Milão / UNICATT - falando de Mídia e Educação (Física) e o conceito de Mídia-Educação.
Conheci, anos atrás, o trabalho e as ideias do prof. Rivoltella, através de uma reportagem sobre o mesmo, na Revista Nova Escola.
O conceito de que no futuro o professor deve ser um mídia-educador vem de encontro ao que penso; e digo mais: além de mídia educador, também um arte-educador, mesclando os multimeios e as manifestações culturais, como dança, música, teatro, jogos, etc.
Rivoltella, um educador italiano, mas conhecedor da realidade brasileira, fala de dar autonomia ao aluno, fazendo deste um autor responsável e não apenas um leitor crítico. Concordo plenamente, e digo o mesmo quanto ao educador, que deve ser um produtor de conteúdo próprio e não apenas um reprodutor de conteúdo alheio.
Já publiquei anteriormente, no Letra Viva do Roig, duas postagens sobre o prof. Pier Cesare Rivoltella, conforme links abaixo:

Falta cultura digital na sala de aula

A iconosfera e a tecnologia educacional

Observação: esta postagem foi publicada originalmente no meu outro blog educacional, chamado Educa Tube, criado para divulgar vídeos educcionais, recursos tecnológicos e material diversos de e para educadores.