segunda-feira, fevereiro 15, 2010

Entrevista e chat com a profª. Ivanise Meyer (do Baú de Ideias)


Fonte:
http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/
0,,GIM1207049-7823-CRIANCAS+VOLTAM+AS+AULAS+NA+REDE+ESTADUAL+E+
NAS+CRECHES+DA+PREFEITURA,00.html

O vídeo acima, "Crianças voltam às aulas na rede estadual e nas creches da prefeitura (RJ)", trata-se de entrevista ao programa RJ TV - 1ª Edição, da TV Globo, com a educadora carioca Ivanise Meyer, editora dos blogs Baú de ideias, Baú de Informática, Baú das Dobraduras e Baú das Mensagens, além de autora do livro Brincar e viver: projetos e educação infantil.
Tive o privilégio de conhecer Ivanise, via Twitter, e de lá poder acompanhar seu trabalho e suas ideias.
Seu blog Baú de ideias tem a impressionante marca de mais de 2 milhões de visitas, desde a sua criação, em julho de 2007.
Quem conhece o trabalho da coleg'amiga Ivanise, sabe o quanto é inspirador. E como ela própria define seu espaço virtual de interação: "Os blogs educacionais, cada qual na sua característica, são uma grande 'sala dos professores' virtual".
Concordo plenamente, pois o blog pode tornar-se, dadas as devidas proporções, um espaço de educação a distância, seja de professores com seus alunos, seja de educadores compartilhando suas experiências online.
Muito do que sou hoje em dia, como educador, deve-se ao fato de ter ingressado em 2007 no mundo dos blogs, e das parcerias que efetivei através desse espaço virtual.
Ivanise é uma dessas educadoras inovadoras que possui a plena consciência de que o caminho da educação é a interação cada vez maior, utilizando-se dos multimeios em seu fazer pedagógico, apropriando-se das brincadeiras, incluindo-se no mundo do alunado, e a partir dele, estabelecendo um diálogo multifocal.
É um privilégio ter Ivanise e outros colegas que conheci no mundo digital, como parceiros e amigos em atividades no mundo real, seja como apoiadores, divulgadores ou incentivadores. Mais do que profissionais do saber, são educadores sempre prontos a ensinar e a aprender.
O caminho da educação é a troca de experiências e de vivências, mas desde que seja aberto esse baú de ideias a toda a sociedade, como bem o faz a professora Ivanise, um exemplo a ser seguido por outros educadores. E sem vocação não há interação.
Parabéns, amiga, pelo merecido destaque e reconhecimento de um trabalho dedicado à educação, e que serve de inspiração a outros tantos, via mundo digital.

Apresentação do vídeo acima, no portal da Globo Vídeos, em 08/02/2010:

"Nas creches, começa a ser implantado um novo método de ensino para a primeira infância. O objetivo é estimular o aprendizado nos pequenos. Especialista em educação infantil fala sobre o assunto".

Depois da entrevista ao programa RJ TV - 1ª Edição, a psicopedagoga Ivanise participou de um chat com os telespectadores. Vejam no link abaixo:

Chat com Ivanise Meyer - na Rádio Globo.com

Observação: Post feito originalmente para meu outro blog educacional, chamado Educa Tube, criado para divulgar vídeos educacionais, recursos tecnógicos e projetos educacionais de e para educadores.