sexta-feira, fevereiro 19, 2010

História Digital - o blog do Prof. Michel



Conheci, recentemente, através do Twitter, o trabalho do prof. Michel Goulart, educador da cidade de Criciúma - SC - Brasil, e editor do blog História Digital.
Michel é professor, arqueólogo, historiador, músico, cartunista e didata, tendo, segundo ele, "trabalhado em algumas das maiores escolas públicas e particulares de Santa Catarina. começando a lecionar em 2001, sempre preocupado com um ensino caracterizado pela criatividade e inserção de novas tecnologias e metodologias variadas em sala de aula".
Atualmente, ele está engajado na utilização didática do Iphone e Quadros Digitais nas aulas de História, entre outros projetos.

Dados sobre o blog História Digital:

"Criado em 26/02/2009, História Digital é um blog que surgiu com a intenção de divulgar e discutir (novas) tecnologias e metodologias utilizadas na educação e no ensino de História, assim como experiências criativas em sala de aula. Este blog faz parte de um projeto iniciado há mais ou menos 4 anos atrás, mas que foi interrompido por problemas pessoais.

Em seis meses de vida, e com um objetivo puramente educacional, o blog tem crescido bastante em número de visitantes, pageviews e relevância. Recentemente, foi referência no Instituto Claro, como um dos melhores blogs educacionais do país. Além disso, foi razão de entrevistas em rádios locais."


Vejam abaixo o link de um slideshow, que demonstra a variedade de recursos e mídias por ele usadas em seu fazer pedagógico:

História Digital - Aula

http://picasaweb.google.com/prof.wde/
HistoriaDigitalAulas#slideshow/5415067921268205810

E o mais interessante de tudo que vi e li, foi assistir a uma das aulas online do Prof. Michel, no portal História Digital, via CTNWEBTV, conforme link abaixo:

História Digital - Aula online na CTNWEBTV

Segundo apresentação do Michel:

"A CTNWEBTV é um consórcio formado por instituições governamentais e educacionais, dedicadas ao treinamento corporativo e capacitação profissional via Internet. Nosso Foco principal é oferecer ferramentas de apoio e soluções tecnológicas ao Depto. de treinamento corporativo de nossas Empresas Associadas.
[...]
A CTNWEBTV destaca-se pela qualidade de sua programação e, principalmente , pela participação conjunta de seus parceiros. Oferecemos diversos cursos em nosso portal, assim como palestras, workshops e variadas programações. Além do material de treinamento de suas empresas, como Assinantes, os colaboradores podem participar ativamente de todo o conteúdo disponível no portal, com toda a flexibilidade de horários e conveniência!"


No link acima, há um passo a passo de como acessar o portal e assistir às aulas.

O Prof. Michel é um desses educadores inovadores, que, como tenho destacado aqui no Educa Tube, sabe dialogar com o seu alunado, fazendo um contato imediato com o mundo dos jovens, utilizando-se de recursos de seu universo, como música, games etc para instigar a imaginação e a percepção do aluno. Utiliza recursos que ele também gosta e que lhe dão significação e satisfação.
É, de fato, outro grande arte-educador, que motiva com seu trabalho, não apenas os alunos, mas os seus colegas, como eu - que ao assistir sua aula online em que falava do uso de games como Civilization, Age of Empires e outros para passar o conteúdo de sua disciplina -, também se identificam com a sua proposta de ensino-aprendizagem.

Utilizo em meus projetos didáticos de alguns conceitos do Construtivismo, como a Flexibilidade Cognitiva (FC) e a Aprendizagem Significativa (AS), e percebo na prática de Michel esses princípios.

Segundo Carl Rogers: "Por aprendizagem significativa entendo uma aprendizagem que é mais do que uma acumulação de fatos. É uma aprendizagem que provoca uma modificação, quer seja no comportamento do indivíduo, na orientação futura que escolhe ou nas suas atitudes e personalidade. É uma aprendizagem penetrante, que não se limita a um aumento de conhecimentos, mas que penetra profundamente todas as parcelas da sua existência."
Ainda, segundo Rogers, a Aprendizagem Significativa possui diversas implicações no domínio da educação, dentre elas: “(...) que a aprendizagem seja significativa pela percepção da problemática e da busca pelos meios prover um ensino compartilhado; da autenticidade do professor frente aos desafios promovendo a interação mútua professor-aluno e o grupo entre si; que o educador precisa aceitar e compreender seu alunado, para assim poder mediar o conhecimento”.
Se o professor deve ser o facilitador desta aprendizagem, deve também mediar o conhecimento, utilizando uma metodologia adequada.
Como escreveu Rogers: “A aprendizagem é muito mais significativa à medida que o novo conteúdo é incorporado às estruturas de conhecimento de um aluno e adquire significado para ele a partir da relação com seu conhecimento prévio”. D’outra forma, torna-se um processo repetitivo e mecânico.
De acordo com D. P. Ausubel, para que ocorra a AS: “a disposição do aluno em aprender e o conteúdo escolar significativo”. Nos dois pólos em questão, cabe ao professor estimular o interesse do alunado a partir da elaboração de um conteúdo que seja atrativo, aliando a informática e os multimeios como ferramentas deste processo.
Para tal situação, requer a flexibilidade cognitiva, pois em cada grupo há alunos que percebem de forma diversa, tem o seu próprio tempo de aprendizagem.
De acordo com Ausubel, o modelo de FC propõe, entre outras coisas, que “(...) para que os estudantes desenvolvam esta flexibilidade cognitiva é preciso que os ambientes de aprendizagem repliquem esta complexidade e permitam a abordagem multidimensional a estudos de casos realistas”; o que pode-se dizer: “promover a interdisciplinariedade e a intertextualidade de práticas, visto que (...) o computador, devido à sua flexibilidade de representações é adequado à construção de tais ambientes de aprendizagem”.

Pelo que pude perceber, no trabalho do Prof. Michel Goulart, há muito desse respeito à aprendizagem significativa e à flexibilidade cognitiva.

No link abaixo, uma pequena apresentação do Prof. Michel, feita pelo próprio, lá no blog História Digital:

Conheça o Prof. Michel

http://www.historiadigital.org/2009/03/profmichel.html

Observação 1:
Os conceitos de Flexibilidade Cognitiva (FC) e Aprendizagem Significativa (AS), utilizei no Projeto de Aprendizagem (PA), com alunos de série DM (deficiência mental), de escola estadual da rede pública da cidade do Rio Grande - RS - Brasil, onde resido e trabalho. PA que foi objeto do TCC da especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação na Promoção da Aprendizagem, cujo título é INCLUSÃO DE PORTADORES DE NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS: ENTRE O PARADOXO TECNOLÓGICO E O EDUCACIONAL, e que foi defendido em 2007, no Instituto de Matemática, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre. Contei com a segura e valiosa orientação da Profª. Ms. Jane Fischer de Barros (UFRGS).
No referido projeto, contei também com o apoio da professora Jane Degani, regente da turma e especialista em educação especial - área deficiência mental, que foi parceira nas atividades envolvendo seus alunos em quatro ambiente distintos: sala de aula, laboratório de informática do NTE Rio Grande/18ª CRE, biblioteca escolar e saídas de campo, no entorno da escola e até o mercado público da cidade.
O referido projeto pode ser acessado pelo link abaixo:

Prática escolar - Projeto de Aprendizagem na Educação Especial

Trabalhei em parceria com minha colega de NTE, Janaina Martins. Eu coordenei o grupo Água e ela o sobre Energia.

Observação 2: Esta postagem foi publicada originalmente no meu outro blog educacional, o Educa Tube, criado para divulgar vídeos educacionais, recursos tecnológicos, projetos e atividades de e para educadores.