quarta-feira, abril 08, 2009

"A escola mata a criatividade?": palestra de Ken Robinson



Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=yFi1mKnvs2w



Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=0pn_oTIwy4g

O vídeo acima, extraído do YouTube, referente a palestra de Ken Robinson sobre a questão de a escola matar a criatividade do aluno, descobri visitando o blog da professora Suzana Gutierrez, que foi minha professora na oficina de criação de blogs, durante a especialização em TICs na Promoção da Aprendizagem (UFRGS-2007). A oficina ocorreu em meados de 2006, e naquela época o blog pra mim era algo abstrato, mas que logo incorporei ao meu cotidiano escolar, artístico e literário. Hoje, entre blogs individuais e coletivos, participo de 12, nos mais variados conteúdos: tecnológico, educacional, artístico, literário, cultural, etc.
Hoje sou um blogueiro educacional que diariamente publica algo em algum desses blogs ou passo a visitar os de meus colegas e amigos, e através desse "turismo digital", encontrando farto material para minha prática educacional e para minhas reflexões sobre a educação e a tecnologia.
No vídeo em questão, dividido em duas partes, Ken Robinson, de forma humorada, crítica e irônica propõe aos educadores uma reflexão sobre o papel da educação, da escola, dos pais e dos professores no futuro do aluno. Sua fala é amparada numa grande vivência e percepção do cotidiano escolar, e que seja na Inglaterra, nos EUA, na África, no Brasil, não difere muito quanto aos desafios da própria educação no século XXI. Conhecer o aluno e não avaliá-lo apenas por nosso ponto de vista, centrado em nossos conceitos e pré-conceitos, é a grande lição que o vídeo nos lega.
A escola tradicional pode sim e mata não raras vezes a criatividade do aluno, quando impede uma série de manifestações que os desavisados julgam ser contra as regras, os usos e os costumes. Por exemplo: proibir o boné sem dar-se conta que esse acessório que alguns julgam ser uma ofensa a sua autoridade em sala de aula, nada mais é do que um quesito inerente à identidade do jovem do século XX, como também o é os multimeios em geral. Volto a repetir a frase emblemática de Barack Obama: "O mundo mudou e nós precisamos mudar".
Se hoje sou um educador multifocal e multifuncional, devo aos professores que não mataram a minha criatividade e, pelo contrário, estimularam minhas aptidões para o desenho, a escrita e a leitura... Como já citei em um artigo de opinião, alguns anos atrás, em homenagem ao Dia do Professor, citei o exemplo de minha ex-professora de educação artística Maria Lúcia Pinheiro. Um dois momentos distintos ela me surpreendeu com seus comentários. O primeiro, quando ela reconheceu meu traço nos desenhos de colegas, que me pediram para desenhar algo para eles, pois diziam não saber desenhar; e eu, menino tímido, como filho de Zeméco, o artísta plástico da pequena cidade de São José do Norte (extremo sul do Rio Grande do Sul - Brasil), sentia na pele que "filho de peixe, peixe é" ou deveria ser, acabava cedendo aos pedidos dos amigos e colegas. Maria Lúcia, mesmo eu tentando disfarçar o traço, descobriu o truque, e comentou-me, pedindo que não mais fizesse aquilo, pois cada um deveria aprender a ter sua responsabilidade e estimular o talento desconhecido. Acatei.
Na segunda vez, uma lição de vida maior ainda, que carrego comigo desde sempre: Em um dos trabalhos a serem avaliados, reproduzi em tamanho bem maior (numa folha ofício) um "santinho", ou seja, uma imagem de Jesus, que pintei com o uso de aquarela. A professora olhou para o desenho e disse séria para o menino que eu fui que deveria não copiar e sim usar a criatividade, que eu tinha de berço. Na época, pra mim "copiar" era passar por cima e não entendi o que a professora queria dizer, que eu deveria usar a imaginação sem ficar vinculado demais à cópia do que já existia. Tempos depois "a ficha caiu" e aquele conselho me serviu de inspiração pelo resto da vida, não apenas na educação, mas também na arte, cultura e literatura. Inspirado nesse comentário criei um estilo próprio de ver e falar sobre meu entorno. A intervenção da profª. Maria Lúcia e doutros professores que tive, tanto no ensino fundamental e médio, como da graduação e pós-graduação sempre foram no sentido de estimular a criatividade.
Agradeço, via este post, a todos aqueles professores que me ensinaram a usar a criatividade em prol da profissão e da própria vida. E, em especial, a professora Suzana Gutierrez, por ter me proporcionado a possibilidade de me tornar um blogueiro educacional, podendo criar diversos espaços virtuais para divulgar não apenas meus trabalhos, como o de amigos colegas e também o de meu pai, no blog chamado Olhar Virtual.
Assistam aos dois vídeos acima e repassem aos colegas, para estimular na própria escola o debate com os colegas sobre as ideias de Ken Robinson. O exemplo da menina que queria ser dançarina é emocionante é a prova de como uma avaliação acertada pode ser essencial no futuro de uma pessoa. Todos temos algum talento, todos somos criativos, falta apenas que a família, a escola e a sociedade passe a, se não estimular adequadamente, pelo menos não impedir que os alunos deem vazão aos seus sonhos. Como friso sempre: escola não é depósito de gente, nem laboratório para formação de mão-de-obra barato para empresas. Escola é o local para dar instrução de vida em comunidade e estimular o espírito criativo e crítico do aluno. Para preparação para o trabalho já existe o ensino profissionalizante, não misturemos as estações. Até pelo motivo de que se a escola preparar e bem para a vida, estará também preparada para outros desafios, como o próprio trabalho.
Sugiro a divulgação desse vídeo em encontros de professores, ao invés daquelas mensagens trivias com o uso do datashow, para dar apenas um "verniz de modernidade" ao encontro. Se queremos que o aluno seja crítico e com iniciativa própria para resolver problemas e criar soluções, precisamos como educadores também fazer nosso papel de "provocadores sociais", e não apenas reprodutores de práticas nem sempre criativas e originais.

3 Comments:

Blogger Suzana Gutierrez said...

Oi José

(retornando o comentário lá no meu blog :))

Eu também gostei dos vídeos, mas penso que tem coisas neles que valiam uma boa discussão.

Daquelas de 'escavar' cada questão.

(O Franz tb postou os vídeos :) e, agora, estou vendo esta tua entrada)

Vou ler devagarinho e ver se encadeamos o debate.
bjsss

17:34  
Blogger José Antonio Klaes Roig said...

Oi, profa. Suzana,
esse vídeo é uma grande oportunidade de instaurar o debate entre professores, pois envolve quem assiste, em parte pelo bom humor em parte pela provocação que faz. Nele há como falou vários tópicos a serem trabalhados pelos educadores de uma escola.
Semana que vem iniciam os cursos de Linux Educacional, no NTE Rio Grande, e aproveitarei o primeiro encontro para utilizar esse vídeo pra provocar o debate no curso de Introdução à Educação Digital/Proinfo-MEC. Dá um belo debate na rede também. Um abraço,

20:07  
Anonymous Anônimo said...

2015-10-14 xiaozhengm
canada goose outlet
canada goose jackets
ugg boots
Coach Factory Online Outlet Cheap Purses
cheap ugg boots
celine bag
Jordan Retro 13 Pink And Grey
michael kors outlet
Michael Kors Handbags Factory Outlet
Toms Shoes Sale Clearance
coach factory outlet
nike trainers
uggs on sale
Authentic Louis Vuitton Monogram Handbag
michael kors bags
ugg boots sale
michael kors outlet
Ray Ban Outlet Store Online
canada goose jackets
louis vuitton outlet stores
ugg boots on sale
michael kors outlet
michael kors bags
Louis Vuitton Bags Original
ugg boots australia
michale kors outlet
oakley sunglasses,oakley vault,prescription sunglasses,polarized sunglasses,aviator sunglasses,spy sunglasses,oakleys,oakley canada,cheap oakley sunglasses,oakley frogskins,oakley holbrook,cheap sunglasses,wayfarer sunglasses,oakley standard issue,fake oakleys,oakley glasses,oakley.com,oakley prescription glasses,oakley goggles,sunglasses for men,oakley gascan,oakley store,oakleys sunglasses
Air Jordan 6 Cigar
Michael Kors Outlet Sale Online Store
michael kors uk
Discount Clearance Coach Outlet Handbags
Abercrombie and Fitch Striped Shirts
ugg boots

08:16  

Postar um comentário

<< Home