quinta-feira, dezembro 18, 2008

O telefone celular em 2020


Notícia abaixo, extraída do Portal Yahoo! Notícias, mais que um exercício de "futurologia", trata de um estudo sobre como será a tecnologia em 2020, e em especial a do telefone celular.
Quem lida com tecnologia sabe bem como cada vez mais os aparelhos celulares têm incorporado conceitos como multifuncionalidade, mobilidade, interoperabilidade, etc., facilitando por demais a vida de profissionais e/ou simples mortais.
Em um simples aparelho, cada vez mais com tamanhos reduzidos (embora os preços nem tanto), pode-se acessar internet, tirar fotografias, ouvir música mp3 ou rádio, jogar no aparelho ou on-line, usar mecanismos de localização por satélite (GPS), TV digital, etc.
Na educação, o celular ainda é visto por alguns como vilão. Qualquer equipamento, se não tiver uma proposta pedagógica de uso no ambiente educacional, pode mais atrapalhar do que ajudar. Tudo depende muito da criatividade e da formação do educador, que poderá utilizar TV, som, DVD, câmera digital e até celular no cotidiano escolar, de uma forma que proponha a incorporação do lúdico ao pedagógico.
Já utilizei a tecnologia, com enfoque educacional, com várias atividades e projetos, muitos deles comentados nesse blog. Em 2009, pretendo oferecer, via NTE, oficinas de edição de imagens e vídeos, construção de jogos educacionais, de blogs e wikis. Como baixar vídeos e inseri-los na internet. Enfim, trabalhar coma proposta de produção de conteúdos educacionais, usando a tecnologia.
Já usei fotos de câmera digital em programa de histórias em quadrinhos, em que os alunos foram ao msmo tempo autores e personagens das próprias histórias, em que o professor mediava o conteúdo a ser adaptado a ferramenta, etc.
Com o celular, ainda não pensei em alguma atividade, e estou receptivo a sugestões de educadores que já o tenham feito.
Vejam abaixo a íntegra da notícia sobre como será o celular no ano 2020.

Celular será o principal meio de conexão à internet em 2020

Os telefones celulares serão a principal ferramenta de conexão à internet em 2020, ao mesmo tempo em que os sistemas de reconhecimento de voz e tela sensível ao toque serão mais comuns, segundo uma pesquisa com especialistas sobre o futuro da tecnologia.

PUBLICIDADE

A realidade artificial e virtual também estará mais presente na vida cotidiana, de acordo com a pesquisa realizada com centenas de especialistas em tecnologia, realizado pelo Pew Internet & American Life Project, do Centro de pesquisas Pew.
Os especialistas foram convidados a calcular o papel da tecnologia no ano 2020 em uma pesquisa online realizada em parceria com a Universidade Elon, na Carolina do Norte.
"O telefone celular - agora com significativo poder informático - é a conexão à internet primária, e a única possível para grande parte das pessoas em todo o mundo, fornecendo informação de maneira portátil e com boa conexão a um preço relativamente baixo", explica a pesquisa, intitulada "O futuro da internet III".
Ao todo, 77% dos 578 especialistas consultados se consideram "em maioria de acordo" com a afirmação, enquanto 22% se disseram "majoritariamente em desacordo".
Perguntados sobre se "as interfaces de voz e tato serão tecnologias comuns em 2020", 64% disseram quem sim, 21% acham que não e 15% não responderam.
Diante da afirmação de que em 2020 "muitas vidas serão marcadas pelo uso da realidade artificial e virtual", 55% dos especialistas concordaram, contra 30% que não acreditam nisso e 15% que não responderam.
A pesquisa foi realizada entre dezembro de 2007 e março de 2008, levando em conta as respostas de 578 especialistas em internet, e os pontos de vista de outras 618 pessoas.
O resultado completo do estudo pode ser consultado no site imaginingtheinternet.org.


Fonte: Notícia extraída do endereço abaixo:
http://br.noticias.yahoo.com/s/afp/081215/saude/
eua_internet_tecnologia

Observação: Imagem acima, extraída da internet, do endereço abaixo
http://administrando.net/wp-content/uploads/2007/08/blog-edermarques-celular-altofalante.jpg