sábado, julho 26, 2008

Videoclipe de alta tecnologia e o fenômeno dos Rods


Acima: House of Cards, de Radiohead.


Acima: Making of


Acima: Fenômeno dos Rods.

Segundo informações no YouTube, o novo videoclipe "House of Cards" da banda Radiohead (uma de minhas preferidas), e que pode ser assistido acima, luzes ou câmeras não foram utilizadas. Em vez disso, plotagem das imagens na tecnologias 3D, recolhendo informações sobre as formas e aparente distância dos objetos. Um dos muitos exemplos do que a tecnologia nos proporcionará nos próximos anos, em que teclados,monitores e fios não existirão mais, e que as imagens holográficas serão uma constante, quando poderemos, se não tivermos o devido cuidado e senso crítico, nos transformarmos num personagem do filme Matrix (brincadeirinha...), que não consegue diferenciar ilusão digital da realidade real... Assistam também o Making of, do mesmo (com links abaixo).
Por sinal, recentemente assisti (infelizmente, pela metade), um documentário no canal The History Channel, no programa MonsterQuest, que investiga lendas urbanas e outras formas inexplicáveis que aparecem na natureza. O tema era o fenômeno Rods (terceira imagem acima). O que são Rods?
Segundo matéria do portal Gnosis on Line: "Rod (em inglês: Bastonete) é um fenômeno ainda não esclarecido descoberto em gravações em vídeo. Em várias filmagens foram registrados efeitos ou objetos cuja natureza não foi satisfatoriamente explicada. E esse fenômeno se espalha por todos os cantos do mundo, dos Estados Unidos ao Iraque, do Brasil ao Japão".
Ao final do documentário, diante das evidências, fiquei com a impressão que o tal fenômeno, que só é captado pelo olho digital das câmeras e nunca pelo humano, é apenas uma ilusão de ótica provocada pela velocidade de insetos, pássaros e outras criaturas, nada sobrenaturais, que passam próximo da lente, e são duplicadas, triplicadas, até quintuplicadas na filmagem.
Interessante que a própria ciência e a tecnologia que desmistificam fenômenos, podem também, como no caso dos Rods, criar os seus próprios. Se observarmos atentamente a terceira imagem, após os dois vídeos, trata-se, na minha opinião, de apenas um pássaro que passou voando muito próximo da lente da câmera, graduada para focar à determinada distância, e que essa aproximação repentina e veloz causou uma simples distorção na imagem mais próxima, mantendo as imagens distantes, para qual o foco estava devidamente regulado, intactas. Acreditar é bom, mas uma dose de ceticismo também é saudável...

Abaixo link para o mesmo vídeoclipe:
Radiohead - House of Cards

Abaixo, link para o Making-of do referido clipe:

Making-of "House of Cards"

Observação: Terceira imagem, abaixo dos vídeo, de Rods, extraída do portal
http://www.gnosisonline.org/Ufognose/o-que-sao-rods.php