terça-feira, julho 22, 2008

Blog RPG no Diário Popular de Pelotas


O blog RPG - Role Poetic Games ou Jogos Poéticos Virtuais, foi criado no final de 2007, a partir de idéia de escrita colaborativa minha com dois amigos virtuais, também escritores, chamados Suellen Rubira e Leandro Kerr, ambos de Rio Grande - RS - Brasil, que se conheceram através do (tão criticado, para alguns) orkut, mas que, como qualquer ferramenta, seja tecnológica ou não, depende do seu usuário. Um lápis pode ser uma arma, se usado com intenções que não as de apenas escrever.
Em 17 de janeiro 2008 montei o blog, para garantir o direito do nome e da idéia. Mas somentecinco meses depois ao conhecermos mais 2 escritoras, Andréia Alves Pires e Ana Cristina Matias, é que de fato o blog começou a ter forma, através de conversas via (o também criticado por alguns) MSN. E daí em diante, a partir das primeiras postagens a história ao estilo do jogo RPG, que funciona a base de cartas, dadas e tabuleiro, tomou uma forma virtual e literária.
Em 21/06/2008 (ontem completou nosso primeiro mês de atividades!), iniciou a publicação do primeiro post (texto), e dali em diante muitos outros tem surgido, entrecruzando idéias, personagens, cenários e histórias. Essa primeira história , que espero de muitas que virão, chama-se No Castelo de Messiter ou As Torres de Areia. Como todo blog, as postagens são empilhadas umas sobre as outras e para se ler o início da história, o leitor deve, ou procurar pelo índice à esquerda de 00 até o número da postagem mais recente, ou buscar no arquivo do blog, ou por fim, clicar na parte inferior do blog, na opção "postagens mais antigas".
Em julho, recebemos a colaboração do talentoso desenhista Jouber Domingues Cunha, editor do blog Canção do tempo, que tem feito os desenhos que constam a cada postagem.
O que o grupo RPG tem em comum é o gosto pela arte, cultura e literatura. Eu sou o veterano do grupo, com 44 anos, enquanto os demais têm entre 22 e 26 anos. O que comprova alguns comentários aqui no blog Letra Viva do Roig, quando digo que estou sempre aprendendo, sempre motivando e me automotivando.
Vejam abaixo a íntegra da nota publicado no jornal Diário Popular, de Pelotas - Rs - Brasil, divulgando o RPG, em seu caderno @dolescendo, coluna Blogando:

http://jogospoeticosvirtuais.blogspot.com/
Com o objetivo de promover a escrita colaborativa e criativa através de uma espécie de RPG literário surgiu esse espaço virtual. Os cinco escritores do blog são rio-grandinos adoradores de literatura e tecnologia. O veterano do grupo é o educador, poeta e escritor José Antônio Roig, com 44 anos, os outros tem entre 22 e 26 anos: Suellen Rubira, Leandro Kerr, Andréia Pires e Ana Cristina Matias. Esse mês o desenhista Jouber D.Cunha também veio somar ao grupo através da elaboração de desenhos dos personagens criados.


Breve currículo dos participantes do blog RPG e seus respectivos blogs individuais:

José Antonio Klaes Roig, mestrando em Letras (FURG), escritor, professor e especialista em tecnologia educacional
Blog literário: ControlVerso

Andréia Alves Pires, mestranda em Letras (FURG), professora e jornalista
Blog literário: Solstícios

Suellen Rodrigues Rubira, acadêmica de Letras (FURG), professora e poeta
Blog literário: Freak in The Sky

Ana Cristina Matias, acadêmica de Letras (FURG)
Blog literário: A Solidão Nunca está Sozinha

Leandro Kerr, acadêmico de Administração de Empresas (FURG)
Blog literário: Bota Limão

Colaborador:

Jouber D. Cunha, estudante e desenhista.
Blog literário: Canção do Tempo

Para saber mais sobre RPG, clique no link abaixo:

O que é um RPG?

Observação: Agradecemos a jornalista Mônica Jorge, do Diário Popular de Pelotas - RS - Brasil, pela divulgação desse blog literário de produção coletiva e virtual.