quarta-feira, julho 16, 2008

Notícia sobre Curso Educação Digital - NTE/18ªCRE


Abaixo, link para a notícia publicada no Jornal Agora, de Rio Grande - RS - Brasil, sobre os cursos de Introdução à Educação Digital, oferecidos pelo NTE/18ªCRE.

Professores são capacitados em curso de Educação Digital

O Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) Rio Grande, da 18ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), está promovendo de julho a agosto o curso Introdução à Educação Digital, que faz parte do programa de informatização e capacitação de professores da rede pública (proinfo integrado), oferecido pelo MEC, em parceria com as Secretarias Estaduais de Educação.
Após formação ocorrida em Brasília, com formadores representantes de mais de 30 NTEs do RS, cada núcleo iniciou o referido curso para 6 turmas com cerca de 20 professores cursistas cada, divididos em 3 turnos (2 turmas por turno). São 5 turmas em Rio Grande e uma no Chuí.
O curso é composto de 40 horas, sendo que 20h são presenciais, no laboratório do NTE, e 20 horas a distância em sistema operacional Linux (software livre). Durante essa etapa serão vistas noções básicas de ambiente Linux Educacional 2.0, distribuição feita especificamente para a educação, onde constam aplicativos do MEC, do portal Domínio Público, da TV Escola e do Rived, além de jogos educacionais.
Posteriormente, são ministradas aulas de Writer (editor de texto similar ao Word); Calc (similar a planilha de cálculo Excell); Impress (equivalente ao Power Point, para apresentação de slides); além uso do Navegador de Internet Iceweasel (similar ao Internet Explorer) e da construção de blogs (diários virtuais) para professores.
Em setembro, será oferecido o curso de Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) na Educação, com carga horária de 100 horas, sendo metade desta presencial e a outra a distância, para os professores já previamente inscritos que atuam nas escolas que receberam laboratórios de informática educativa (LIEs) do MEC. De acordo com a demanda, outras turmas poderão ser formadas, já que tal capacitação será continuada, como forma de proporcionar recursos aos educadores para o uso pedagógico dos equipamentos tecnológicos que as escolas tenham ou que venham a receber.
São integrantes do NTE/18ªCRE, a profª. Dulcinéa Costa de Castro, coordenadora do NTE e especialista em Educação a Distância, e os multiplicadores em informática educativa e especialistas em TCIs na Promoção da Aprendizagem, Janaina Senna Martins e José Antonio Klaes Roig.

Observação: Fotos acima, do laboratório 2, do NTE/18ªCRE, com uma das turmas do curso de Educação Digital.