segunda-feira, julho 21, 2008

A metáfora do lápis II


Pois, então...
Em 16/07/2008, coloquei no meu blog um texto de Gavriel Salomon, intitulado "O laboratório de computador: uma má idéia, atualmente santificada", também conhecido como A metáfora do lápis, que utilizamos no Curso de Introdução à Educação Digital.
Ontem dia 20/07/2008, Dia Internacional do Amigo, estive ausente da internet. Era aniversário de meu pai, o artista plástico José Américo Roig, mais conhecido como Zeméco, para o qual criei em 2006 o blog Olhar Virtual , para divulgar sua vida e obra. Meu pai é uma pessoa especial, não somente para minha família, mas principalmente para os amigos e a arte cultura de sua terra natal, a pequena e hospitaleira São José do Norte, vizinha a Rio Grande, no extremo sul do Rio Grande do Sul e do Brasil. Meu pai sempre quis voar... Aos 14 anos de idade, fez um par de asas voadoras, a base de bambu, papel celofone e cola (grude) e resolveu se jogar de cima do telhado de um casario histórico da sua cidade. Diz a lenda urbana que foi de uma das torres da Igreja Matriz, e se assim o fosse, teria antecipado em décadas o vôo ocorrido na também pequena Saramandaia, a fictícia cidade criada pelo grande escritor e dramaturgo Dias Gomes. Nessa o vôo foi concretizado, na cidade real, Zeméco se estatelou no chão quando bateu em uma árvore (aguardem para breve a colocação de vídeo com depoimento dele no Olhar Virtual). Resultado: quebrou perna, costelas e cabeça. Mas o sonho de voar meu pai continuou alimentando, até que um dia, já maduro, o fez em avião. Risos. Por coincicência ou não, foi também em um 20 de julho que nasceu Santos do Dumont, inventor do avião e pai da avião brasileira (ainda que os EUA insistam com o vôo solitário e sem testemunhas do irmãos Wright, contra evidências de Dumont, na Paris de 1906). Em 20 de julho, o homem desceu na Lua, e Neil Armstrong celebrizou o fato através de uma singela e profunda frase: "Um pequeno passo para o homem e um imenso salto para a Humanidade".
Juntando tudo isso, lembrei-me ontem de uma história contada por um amigo (não lembro quem), que dizia que "os norte-americanos desenvolveram uma caneta esferográfica especial e espacial - Space pen - um avaço tecnológico, fruto da corrida espacial. Foram gastos anos e muitos recursos para desenvolvê-la, mas o objetivo foi atingido. Em contrapartida, os cosmonautas russos, sem tamanhos recursos, tiveram que usar o prosaico lápis. E conseguiram atingir os mesmos objetivos."
Moral da história ou da piada: Às vezes conseguimos as mesmas coisas de formas sofisticadas ou simples, dependendo da criatividade, vivência ou dos recursos disponíveis. Ou como digo: Entre o ideal e o possível, muitas vezes temos que de um limão fazer uma limonada. Sem falar que a dependência total da tecnologia, quando de um "apagão" no sistema, por exemplo, pode nos deixar totalmente ilhados e sem opções. Se navegar é preciso, como escreveu Fernando Pessoa, inspirado em antigos cantos dos navegantes, no ciberespaço, navegar é preciso, com cuidado, segurança e criatividade. Cuidado para não repassar informações equivocadas; segurança para não deixar seu sistema ser invadido por vírus e criatividade para diante de tanta coisa disponível no mundo virtual, "clones de outros clones", encontrar o seu próprio espaço, de forma original...
Enfim, a minha Metáfora do Lápis é ampla e simples ao mesmo tempo. Primeiro por ser leitor e escritor desde a adolescência, e ter na Literatura uma válvula de escape, uma terapia e um objetivo de vida. Com os livros aprendi quase tudo que sei, com os escritores tive e tenho lições de vida, que utilizo no meu dia-a-dia. Em segundo plano, sendo especialista em tecnologia educacional, em que os multimeios e os avanços tecnológicos estão sempre ampliando horizontes, continuo a valorizar práticas também a base de lápis e papel, giz e quadro, arte e cultura... A tecnologia deve ser pensada como forma de nos proporcionar outras formas de passar um conteúdo, seja tecnológico, pedagógico, como artístico e cultural.
Usando o título de uma apresentação de slides, mandada pela colega Rosy (cursista da turma de Educação Digital), digo que "A Felicidade é a viagem, não o destino". E a tecnologia no cotidiano das pessoas deve ser um meio e não um fim... Ou seja, deveríamos trocar de celular quando este não pudesse mais nos servir, e não torná-lo obsoleto a cada novo lançamento com novos recursos que não dizem respeito ao ato de falar em si, principalmente se o objetivo do aparelho é a comunicação móvel. Entretanto, vejo muitos jovens que usam o seu celular para tudo, menos para falar com alguém. São as contradições do mundo cibernético, em que o lápis parece uma peça de museu. Entretanto, é bom lembrar que se um dia faltar luz a Humanidade, poderá ser um pequeno lápis e papel, ou uma simples pedra riscando outra pedra que poderá deixar aos viajantes do tempo futuro nossas lições ruprestres...

Observação: Imagem acima, uma colagem digital, feita no Paint, a partir de duas figuras obtidas da internet, nos seguintes endereços
http://es.quebarato.com.br/classificados/caneta-esferografica-em-metal-www-shopsemlimites-com-br__68228.html (caneta esferográfica);
http://estacoes.blogspot.com/2007/03/vov-vai-virar-lpis.html (lápis).

Marcadores: , ,

3 Comments:

Blogger D.T.G.Lanceiros da Tradição said...

Olá José !
Gostei de saber que temos algo em comum ; minha mãe também foi artista plástica, fui olhar os trabalhos do teu pai no "Olhar virtual", adorei !
Que bom que colocastes aqui na net os trabalhos do Sr. José Américo Roig, para serem apreciados.
Um abraço
Beth

19:09  
Blogger José Antonio Klaes Roig said...

Oi, Beth.
Pois é, o blog de meu pai foi criado para divulgar sua vida e obra., Breve estarei colocndo alguns vídeos com ele. Tenho indicado o teu blog pra profs. e também no curso de Mídias. Além disso, indiquei para uma amiga de POA que ficou de fazer contato contigo pra falar sobre a arte, culturea e história gaúchas. Ela possui um poprtal chamado Tchê Mirim, dedicado às crianças, e achei que teu trabalho seria importante dela conhecer. Um abraço, do amigo Zé Roig.

19:51  
Anonymous quilted couch cover said...

Usando o título de uma apresentação de slides, mandada pela colega Rosy (cursista da turma de Educação Digital), digo que "A Felicidade é a viagem, não o destino".
readymade salwar suit wholesale ,
wholesale salwar suit ,

04:53  

Postar um comentário

<< Home