quinta-feira, julho 24, 2008

Para entender o mundo digital da geração atual...



O vídeo acima, de cerca de 9 minutos, foi indicado pelas colegas Janaina Martins e Ieda Freitas, e pretendo usá-lo na abertura de encontros presenciais do curso de Introdução à Educação Digital (proinfo integrado/MEC/Seduc-RS), como outros vídeos que tenho publicado em meu blog. O vídeo em questão serve para que professores e pais entendam o mundo digital da geração atual (alunos e filhos), que apelidei de Geração USB, pela questão da conexão quase umbilical dos jovens aos multimeios e às tecnologias em geral. MSN, orkut, chat, blog, celular, mp3, etc. são componentes do cinto de utilidades dos jovens, com mais recursos que o do Batman, herói de minha adolescência. Risos.
Vale a pena conhecer Rafinha 2.0, alusão a Web 2.0, um novo mundo virtual que se abre para o ensino e a aprendizagem integradas e inclusiva. Os jovens já estão incluídos nele há um bom tempo, faltam os pais e os professores (boa parte deles) também se incluírem no debate, no processo e nas inúmeras possibilidades que esse Admirável Mundo Novo proporciona aos que vão além da reprodução, e usam sua criatividade para a produção de conteúdos pedagógicos.
Link abaixo para o vídeo, capturado do YouTube:

Rafinha 2.0

1 Comments:

Blogger Robson Freire said...

Olá Amigo

Eu usei esse vídeo do Rafinha no meu curso e ele fez o maior sucesso. Mostrei a eles o quanto os jovens de hoje estão vivenciando o futuro todos os dias. Outro "gancho" legal do vídeo é o que fala sobre a construção de conteúdo, e como essa geração se dispõe a cria-los de forma participativa. Hoje postei uma artigo bem legal do Jésus Beltran Ller falando sobre " a sociedade em rede". Leitura essencial para todo mundo entender o que é viver em "rede".
Abraços do amigo

18:40  

Postar um comentário

<< Home