terça-feira, junho 24, 2008

Tecnologia ou metodologia: eis a questão!


Assisti o vídeo acima, durante o curso para formadores em Linux Educacional 2.0, etapa Educação Digital, em Brasília. Reeencontrei-o, graças a colega Janaina, que o achou na Comunidade NTE-RS, do ambiente TelEduc, hoje pela manhã, quando a equipe do NTE Rio Grande/18ªCRE estava fazendo os últimos acertos para início do curso de Educação Digital, oferecido aos professores da escolas que receberam LIE do MEC, com o sistema operacional Linux.
O referido vídeo é um momento para refletir sobre a incorporação da tecnologia no ambiente escolar sem o devido acompanhamento da metodologia a ser empregada. Como digo aos amigos e colegas, a informática e os multimeios são equipamentos, máquinas de apoio, que não vão mudar nosso jeito de pensar nem agir, se não buscarmos integrá-las, não ao nosso mundo e valores, mas ao mundo digital e carregado de imagens do alunado, já adepto do uso da tecnologia de ponta desde a mais tenra idade. Antes de louvarmos ao deux ex machina (Deus surgido da máquina), devemos avaliar qual a melhor proposta pedagógica e metodológica para integrar os meios (equipamentos) aos fins (a educação de qualidade). O importante não é a máquina em si, mas a forma que o usuário faz dela: convencional ou inovadora. Se produtora de conteúdos ou apenas reprodutora do que já existe e tornou-se clichê. Repetição, apenas quando estamos descobrimento um equipamento, despois deve-se pensar na produção e colaboração entre professores e alunos, entre colegas da mesma escola, ou em ambientes virtuais a distância. Vejam o vídeo produzido pela Universidade Presidente Antônio Carlos - UNIPAC, e tirem suas próprias conclusões.
Observação 1: O TelEduc é um ambiente de ensino a distância pelo qual se pode realizar cursos através da Internet. Está sendo desenvolvido conjuntamente pelo Núcleo de Informática Aplicada à Educação (Nied) e pelo Instituto de Computação (IC) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). No caso da Seduc-RS, as equipes dos Núcleos de Tecnologia Educacional trocam experiências dentro do TelEduc, através da Comunidade NTE-RS.
Observação 2: O referido vídeo pode ser baixado do YouTube, clicando no link abaixo.
Tecnologia ou Metodologia?