O efeito Katilce e a segunda vida...
Alguém já ouviu falar sobre o efeito Katilce? Nem eu. Descobri por acaso, ao mostrar o portal EducaRede, da Fundação Telefônica, para uma colega, a profª. Luciane, que trouxe hoje a tarde a sua turma da EEEF 13 de Maio, de Rio Grande, para pesquisarem sobre o meio ambiente e a poluição. Lu é minha colega também do Programa de Educação Ambiental do Porto do Rio Grande (ProEAD-PRG). E ao mostrar o portal EducaRede, a ela, descobri esse texto sobre o tal efeito Katilce, que merece uma leitura atenta por parte dos educadores que usam ou pretendem usar a web e a web 2. A segunda vida, do post, é logicamente uma referência ao jogo Second Life, febre entre os internautas, em que cada um assume uma personalidade digital e interage com outros. Atualmente tenho duas vidas, a orgânica e a digital, e às vezes as duas se fundem e confundem, pois tenho tantos amigos de carne e osso, como de bits e bytes. Muitas vezes, para os problemas do mundo real são os amigos digitais que me ajudam on-line, via blog, e-mail, orkut, torpedo, MSN, etc. Tudo que muitos pais e professores temem, como algo alienante e pouco produtivo de ficar horas diante de uma tela de computador. Na verdade, como tudo na vida, depende do uso que fazemos das tecnologias. Atualmente, sem elas, fico extremamente limitado em meu trabalho. Quanto a Katilce, para saber do que se trata, merece ser lido na íntegra o texto abaixo, escrito por Maurício Garcia, PhD, é especialista em gestão educacional e entusiasta de novas tecnologias aplicadas à educação (http://www.mgar.com.br).
Efeito Katilce
Observação: Imagem acima, de Bono Vox, vocalista do U2 e Katilce, extraída do endereço www.viniciuscosta.org/blog/media/bono4.jpg
4 Comments:
Interessante observar, caro amigo, este espantoso movimento cibernético, que é uma verdadeira revolução no ensino, ainda não bem utilizado... porque os moldes da educação trilham caminhos ultrapassados, arcaicos, sem descobrir sua verdadeira essência, que é a de formação. E não de informação apenas.
Continuo achando que através da educação informal muito se faz... e se alcança bem mais...
Muito boa sua pesquisa!
Quando puder, veja artigo recente: "Conceito de Paideia", no artebrasilis.
Abraços e bites, da amiga Vera
Oi, Vera. Realmente, tanto o artigo sobre o efeito Katilce, como outras propostas que buscam sair daquele ensino formal e avançar na prática socializada entre profs. e alunos, demonstram as infinitas possibilidades de aprender com o uso da internet e das TICs em geral. Eu tenho acompanhado nos meus projetos profissionais e de outros colegas essa interação. O aluno que aparentemente mostra dificuldades em questões que envolvem o raciocínio matemática em práticas convencionais em sala de aula é o mesmo que demonstra um raciocínio lógico e veloz em jogos e uso de equipamentos de última geração. Nesse jogo de 7 erros entre prof.s e aluno falta justamente a convergência de propostas e métodos, em que uns podem auxiliar os outros. O aluno na tecnologia, o professor no ensino. A troca de experiências entre gerações é essencial ao meu ver. Vivo fazendo cursos em que meus colegas tem idade para serem meus filhos, e aprendo muito com eles, e eles aprendem comigo. Vou ver o conceito de Paideia, lá no artebrasilis, sim,. Brigadão pela visita e comentário, cara amiga Vera.
Eu nem lembrava mais da Katilce! haha mas lembro que entrei numa comunidade dela, nem lembro o nome, mas só podia ser zoação mesmo!
ray ban sunglasses uk
louis vuitton purses
abercrombie outlet
ugg outlet
beats by dr dre
louis vuitton outlet stores
tory burch boots
coach factory outlet
coach outlet
abercrombie and fitch
ugg boots outlet
louis vuitton outlet
louis vuitton outlet online
pandora charms
michael kors outlet
coach outlet online
michael kors outlet
instyler max
ugg boots sale
hollister kids
oakley sunglasses
rolex watches
tods outlet online
ugg boots
coach outlet store online clearance
chanel bags
air max 90
coach outlet store online
tory burch outlet online
ray ban sunglasses outlet
official coach factory outlet
true religion outlet
2016201yuanyuan
Postar um comentário
<< Home