sexta-feira, abril 18, 2008

Passeio de vagoneta pelo Molhe Oeste da Barra do Porto de Rio Grande


Em 06 de abril de 2008, realizei um antigo sonho: passear de vagoneta no Molhe Oeste da Barra que conduz ao Porto, aqui na cidade do Rio Grande - RS - Brasil. É incrível como as coisas tão próximas às vezes não são realizáveis ou levam muito tempo pra acontecer. Morando aqui na região, desde 1 ano e meio de idade (sou natural de Porto Alegre), mas me considero meio nortense, por ter ido ainda bebê para o município vizinho de São José do Norte - terra de meus avós paternos -, e aos 18 anos, por doença na família, vim morar em Rio Grande, me tornando meio rio-grandino também. Às vezes, na imprensa, saem notícias (sobre educação ou literatura) dizendo que sou nortense, ora rio-grandino, ora porto-alegrense. Para todos digo o mesmo: sou cidadão do mundo, e cada local traz um pedaço de minha identidade. Somos todos frutos do mundo em que vivemos, da família que habitamos, da cultura que herdamos.
Pois então, passear de vagoneta - um carro que lembra aqueles que andam em trilhos de trem, só que puxado à vela -, era um sonho antigo que por falta de oportunidade nunca tinha feito. Alguns amigos brincam comigo quando conto que aprendi a andar de bicicleta apenas aos 30 anos de idade. Na verdade, por causa de uma infância e adoslecência com dificuldades financeiras, nunca tive uma "bike", e quando, passada a crise, tive condições de adquirir uma, tinha vergonha de aprender. Um dia, aos 30, na praia do Mar Grosso, ajudado por meus irmãos, aprendi em minutos, e finalmente realizei outro antigo sonho: comprar e andar na minha própria bibicleta.
Quando proporciono, através de projetos de aprendizagem, aos alunos da Educação Especial a possibilidade de mexer num microcomputador, vejo nos olhos deles o mesmo brilho que já tive e tenho ao realizar um pequeno sonho. Somos eternos aprendizes. E, como comento com meus alunos-cursistas, professores da rede pública estadual, a maioria já com mais de 30 ou 40 anos, aprendendo a manipular um PC: mexer num computador é como andar de bicicleta. Depois que se aprende a se equilibrar, é só embalar e pronto. Aquele que acha que sabe tudo, não sabe o principal: "Que estamos sempre aprendendo uns com os outros".
Criei então um slideshow, acima, para mostrar as belíssimas imagens desse passeio com a família, pois o vídeo que fiz, de poucos minutos, deu 121MB, e me impossibilitou no momento de colocar no YouTube (que armazena vídeo de até 10MB) e pegar endereço pra colocar no blog. No futuro irei editar o mesmo, pra publicar no blog algumas imagens em movimento. É um passeio fantástico que aconselho a todos que visitam a região sul do Rio Grande Sul, Brasil.
Fomos em quatro (eu, esposa, filho e cunhada) ao preço de vinte reais (cinco "pila" pra cada). Pila é o nome dado pelos gaúchos ao dinheiro. O passeio leva em torno de uma hora (entre ida e volta), com um intervalo de 10 minutos lá no Farol, para tirar fotos.
Tive a sorte de no meio do passeio observar o deslocamento de um navio cargueiro saindo do Porto, e indo para o Oceano Atlântico, e as fotos podem ser vistas no slide show. O Molhe Oeste situa-se ao lado da praia do Cassino, em Rio Grande.
Em uma próxima vez, pretendo conhecer o outro lado, no município de São José do Norte, também de uma beleza fantástica, onde existem leões-marinhos habitando o braço Leste dos Molhes da Barra.
A verdadeira felicidade na vida está nas pequenas coisas que estão ao nosso redor, e por serem cotidianas, nem sempre percebemos a riqueza e o valor natural. Realizei este sonho, e tenho outros tantos, que não são nada extravagantes. A felicidade está na simplicidade da vida. Saber compartilhar aprendizagens é um desses pequenos segredos de um bom educador.
No ano em que se comemora o bicentenário da Abertura dos Portos brasileiros às nações amigas de Portugal, mostrar essas imagens é a minha pequena contribuição para marcar essa data comemorativa.

1 Comments:

Blogger gerson said...

Muito legal esse apasseio amigo, nunca fiz mas um dia eu chego lá, parabéns.

19:35  

Postar um comentário

<< Home