sexta-feira, abril 11, 2008

Blog da Escola de Educação Especial José Alvares de Azevedo


Como multiplicador de informática educativa, lotado no NTE Rio Grande/18ª CRE, é sempre com satisfação que vejo blogs criados a partir das oficinas disponibilizadas pelo Núcleo a professores, serem também utilizados em atividades dentro e fora da rede pública estadual de ensino, ou seja, no sistema de ensino em geral. Como educador, penso que o grande objetivo da educação deveria ser compartilhar experiências e produzir conhecimento mútuo. Aprender a aprender uns com os outros, parafraseando paulo Freire. Como gosto de salientar, a partir da tecnologia educacional, via blog, wiki, microcomputadores, TV, rádio, jornal, DVD, etc., é possível pensar não apenas na reprodução, mas principalmente na produção de conteúdos pedagógicos que podem servir de referência a outros educadores, evidentemente, com as devidas adaptações a sua região, costumes, clima, etc.
Aproveito, então, para destacar o blog (diário virtual) e o wiki (página na internet) da Escola da Educação Especial José Alvares de Azevedo, da cidade do Rio Grande, Estado do Rio Grande do Sul - Brasil, criadas pela cursista Gláucia Pinho, servidora pública estadual, cedida à referida escola; instituição que faz um inestimável trabalho de atendimento a alunos com deficiência visual, desde a estimulação precoce, passando pela educação infantil e ensino fundamental até a 4ª série, também possuindo oficinas de terapia ocupacional, como artesanato, música, dança, etc...
Poder contribuir, ainda que de forma indireta, através de oficinas de blog e wiki, para que instituições de ensino possam divulgar suas atividades na blogosfera, é um dever do multiplicador de informática educativa e do cidadão. Aproveito para desejar sucesso a Gláucia e a Escola José Alvares de Azevedo, e convidar aos visitantes do Letra Viva do Roig, para conhecerem o blog e o wiki (em construção) da referida instituição, nos links abaixo:

Blog da Escola de Educação Especial José Alvares de Azevedo

Wiki da Escola de Educação Especial José Alvares de Azevedo

Observação 1: Imagem acima, logomarca da E.E.E. José Alvares de Azevedo, extraída da internet, do endereço
http://escolaalvaresdeazevedo.pbwiki.com
Observação 2: As oficinas de construção de blog e wiki estão funcionando desde 24/03/2008, no laboratório do NTE Rio Grande/18ª CRE, disponibilizadas nos turnos manhã, tarde e noite, com encerramento previsto para 17/04/2008. Também foram oferecidas oficinas de Histórias em Quadrinhos e Jogos Educacionais. O responsável pela oficina de blog sou eu, José Roig (multiplicador), de wiki, a colega Janaina Martins (multiplicadora) e de HQ, a colega Dulcinéa Castro (coordenadora do NTE). Foram disponibilizadas 5 turmas de blog, 05 turmas de wiki, 04 de HQ e 03 de jogos educacionais.