segunda-feira, abril 14, 2008

O gerenciamento do conhecimento local


O professor Ladislau Dowbor concedeu uma entrevista esclarecedora a revista Carta na Escola, edição nº 24, de março/2008, cujo título chama-se "Gerir o conhecimento local". Já assisti palestra de Dowbor em que ele tratava dessa questão e concordo plenamente com ele. O saber local deve ser incorporado na prática educacional. Vejam algumas opiniões interessantíssimas de Dowbor, prof. de Economia e Administração da PUC-SP, destacadas pela revista:
- "Está acontecendo uma explosão do universo do conhecimento à disposição e a escola continua a repassar o que está na cabeça do professor";
- "Em Piraí, no Rio de Janeiro, eu vi o pessoal da escola pública assistindo aula de Geografia e se conectando ao Google Earth. É outra coisa";
- "Nós caminhamos para diversos tipos de desemprego estrutural. A pesca artesanal ocupa cerca de 300 milhões de pessoas, mas vem sendo destruída pela grande pesca oceânica";
Conforme destaca a revista "Para Dowbor, que foi aluno de Jean Piaget, na Suíça, o currículo escolar deveria introduzir visitas a hospitais, indústrias, empresas, universidades". Conforme o subtítulo da matéria Ladislau Dowbor "defende uma escola menos lecionadora e mais articuladora do conhecimento que a tecnologia tornou acessível a todos".
Como sou adepto do construtivismo, usando nos projetos que envolvem a tecnologia educacional, os conceitos da aprendizagem significativa e da flexibilidade cognitiva, tenho me valido muito do saber local na prática educacional, seja trabalhando com o saber que o aluno traz de casa, seja fazendo saídas de campo pra que possamos compartilhar o conhecimento. No projeto de aprendizagem que desenvolvi em parceria com a colega Janaina Martins e a profª. apoiadora Jane Degani, com uma turma de 2ª série DM, utilizamos 4 ambientes distintos de aprendizagem: sala de aula, laboratório de informática do NTE, onde eu e Janaina somos multiplicadores de informática educativa e, por fim, saídas de campo, com os alunos, mostrando questões como a água e a energia elétrica, dois assuntos que eles mesmos escolheram.
O referido projeto que foi base para o TCC da especialização em TIC's na Promoção da Aprendizagem (UFRGS-2006/2007), e pode ser acessado através do endereço http://janainaejose.pbwiki.com/. Na saída de campo final, fomos pela orla da cidade até o mercado público, onde é comercializado pescados. Na oportunidade, educadores e alunos puderam ter uma "aula" com um dos comerciantes que vendia pescados em uma das bancas, e também um dos alunos, morador da povoação da Barra, em Rio Grande-RS-Brasil, e local de moradia de muitos pescadores, sabia o nome dos peixes tanto como o vendedor. Foi uma experiência enriquecedora para todos, pois cada qual, em determinado momento, foi agente e sujeito da aprendizagem compartilhada e do saber local a serviço da educação colaborativa.
Observação: No vídeo acima, extraído do YouTube, do endereço
http://br.youtube.com/watch?v=HhoMA6xPzbE ,
Ladislau Dowbor dá uma entrevista em março de 2007, sobre "Políticas de apoio ao desenvolvimento local".

1 Comments:

Blogger Semíramis F. Alencar Moreira said...

Oi, José Antônio!
Obrigada pela visita em meu blog. A alfabetização é realmente importante, porém, antes de tudo, creio que é mais urgente promovê-la de forma que o aluno, depois do tempo decorrido na escola, não se torne um analfabeto funcional. Também gosto do construtivismo, mas o sócio-interacionismo sempre me fala mais alto, uma forte maneira de conscientizar aos educandos é sem dúvida orientá-los à leitura de seu mundo, fazendo-os clamar sua palavra, sua voz. me inspiro nas palavras de Freire na Importância do Ato de Ler onde ele afirma que antes da leitura da palavra os educandos(cidadãos) devem estar abertos à leitura do mundo e atuando nele.
Ainda não consegui ler a entrevista do Prof Dowbor, mas tão logo eu acesse algum computador mais rápido o farei com prazer. Seja sempre bem vindo ao meu blog, onde pretendo estar sempre inovando o espaço. Para mim, a educação deveria ser como na informática: dinâmica, modernizada, inovadora e objetiva. Lamentavelmente somos uns poucos, mas com o tempo chegaremos lá.

Abraços à você e ao povo gaúcho que adoro de coração

Prof Semíramis Alencar
http://educandooamanha.blogspot.com

13:57  

Postar um comentário

<< Home